Respostas
Resposta:
As indústrias siderúrgicas podem ser classificadas em dois tipos de acordo com sua estrutura de produção: as usinas integradas e as semi-integradas.
Nas usinas integradas, as atividades de transformação do minério de ferro e de produção do aço são realizadas na mesma unidade industrial. A produção em usinas integradas é composta de três etapas: a redução (produção de ferro); o refino (produção e resfriamento do aço); e a laminação (conformação mecânica dos produtos siderúrgicos destinados à comercialização).
As usinas semi-integradas não incorporam a etapa de redução e são alimentadas principalmente com sucata ferrosa, mas também com ferro-gusa. No Brasil, há ainda os produtores independentes de ferro-gusa (“guseiros”), que utilizam, majoritariamente, fornos à base de carvão vegetal.
Usinas siderúrgicas integradas, Usinas siderúrgicas Semi-integradas e Usinas siderúrgicas não-integradas
Dentro da metalurgia, a siderurgia se dedica à tratamento e fabricação de aços (ligas de ferro-carbono) e ferros fundidos.
O processo é dividido em:
- Redução: Produção dos tipos de Ferro (gusa, esponja e sucata) ;
- Refino: Produção e resfriamento da liga metálica de ferro-carbono;
- Laminação: molde da liga para fins comerciais.
De maneira geral, as industrias siderurgias são classificadas como Usinas integradas, semi-integradas e Não- Integradas, a partir dessas etapas de produção:
Integradas: São aquelas que contemplam todo o processo produtivo e suas etapas de redução, refino e laminação.
Semi-integradas: essas usinas atuam apenas nas etapas de refino e laminação. Para a etapa de redução, estas usinas compram de terceiros o material, e os transformam em liga através de aciarias elétricas.
Não integradas: São as usinas que atuam somente em uma das etapas do processo.
leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/17741848