• Matéria: Geografia
  • Autor: strege64
  • Perguntado 6 anos atrás

Em algumas regiões da América Central existem partes que são chamados “paraíso fiscal”. O que isto quer dizer? Um lugar paradisíaco com lindas praias, sol e palmeiras cheio de fiscalização situado na América Central. Países ou colônias europeias onde se depositam grandes quantias em dinheiro sem comprovar sua origem e mantendo o anonimato de quem deposita. Países ou colônias europeias na América Central onde a fiscalização é rigorosa e assim mantém um verdadeiro paraíso para a indústria do turismo. Regiões montanhosas e ricas em cachoeiras as quais os turistas consideram verdadeiros paraísos terrestres.

Respostas

respondido por: gffffvg
0

Resposta:

São conhecidos como paraísos fiscais os países ou territórios coloniais que adotam uma política flexível no que se refere à cobrança de impostos – alíquotas baixas ou inexistentes – para o capital depositado em suas instituições financeiras. Além da renúncia fiscal, eles costumam garantir o anonimato aos donos do dinheiro e, no caso de pessoas jurídicas, o sigilo da composição acionária das empresas.

As regiões que adotaram esse tipo de política são microestados soberanos (muitas vezes, apenas formalmente) ou dependências estrangeiras, geralmente, no caso da América Latina, pequenas ilhas do Caribe, pobres em recursos naturais. A lista dos países classificados como paraísos fiscais, no Caribe e América Central, conforme o livro Brasil: inferno e paraí­so fiscal, é a seguinte: Anguila, Antígua e Barbuda, Antilhas Holandesas, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bermudas, Costa Rica, Cayman, Turkis e Caicós, Ilhas Virgens dos Estados Unidos, Ilhas Virgens Britânicas, Panamá, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas.

Os paraísos fiscais funcionam como re­fúgio seguro para indivíduos e empresas que burlam os fiscos nacionais. Na maior parte dos casos, as empresas se instalam nessas zonas livres por meio da criação de uma companhia offshore. O processo para a constituição dessas companhias é, geralmente, muito simples, visando apenas atrair o capital, sem a exigência de quaisquer outras garantias acerca de sua origem.

Além dos que buscam desobrigar-se dos impostos nacionais, burlando o fisco, os paraísos fiscais são espaços ideais para a lavagem de dinheiro obtido com atividades ilícitas, como o tráfico de drogas e armas, a corrupção política e o contrabando. A ampla garantia de sigilo profissional, comercial e bancário e o não questionamento acerca das origens do dinheiro depositado atraem toda a sorte de recursos ilegais.

Explicação:

Perguntas similares