1- De acordo com o texto:
a) o que o racismo simboliza?
b) No Brasil, a que causas o racismo pode ser associado?
c) O que a Lei Áurea proibia?
Respostas
Resposta:
a) O Racismo simboliza qualquer pensamento ou atitude que segrega os seres humanos considerando-os hierarquicamente como superiores ou inferiores devido suas características, como por exemplo a cor da pele.
b) O Brasil foi construído encima de Índios e Negros escravizados, com 300 anos de nossa história nest situação.A característica mais marcante do racismo brasileiro é seu caráter não oficial. Se a lei conferiu liberdade jurídica aos escravos, estes nunca foram de fato integrados à economia e, sem assistência do Estado, muitos negros caíram em dificuldades após a 'liberdade". O que os colocava novamente na escravidão, voltavam as fazendas e trocavam seu trabalho por pouca comida e cama para descanso.
c) Lei Áurea foi precedida pela Lei n.º 581 de 4 de setembro de 1850 (Lei Eusébio de Queirós), que proibiu a entrada de africanos escravizados no Brasil; pela Lei n.º 2.040 de 28 de setembro de 1871 (Lei do Ventre Livre), que libertou todas as crianças nascidas de mães escravas a partir de então; e pela Lei n.º 3.270 de 28 de setembro de 1885 (Lei dos Sexagenários), que tornou livre todos os escravos com sessenta anos de idade ou mais.
O projeto de lei prevendo a extinção da escravidão no Brasil foi apresentado à Câmara Geral, atual Câmara dos Deputados, pelo ministro da Agricultura da época, Rodrigo Augusto da Silva, em 8 de maio de 1888. Foi votado e aprovado nos dias 9 e 10 de maio, na Câmara Geral. O projeto então foi enviado ao Senado Imperial, em 11 de maio, onde foi debatido nas sessões dos dias 11, 12 e 13 daquele mês. Ele foi votada e aprovado, em primeira votação, em 12 de maio, e então votado e aprovado, em definitivo, um pouco antes das treze horas do dia 13 de maio de 1888. No mesmo dia, foi levado à sanção da princesa imperial do Brasil Isabel de Bragança,que, pela terceira e última vez, exercia a regência em nome de seu pai, o imperador Pedro II, que se encontrava em viagem ao exterior. Às três horas da tarde do domingo de 13 de maio, dia comemorativo do nascimento de João VI de Portugal, a lei que aboliu a escravatura no Brasil foi enfim assinada no Paço Imperial por sua bisneta, Isabel, e pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva.
Espero ter ajudado.
Explicação: