4. (Ufu 2013) – Em artigo intitulado “Clientelismo ainda domina política no interior do Brasil”, da BBC, de 27 de outubro de 2002, o jornalista Paulo Cabral desenha o painel de parte da política nacional. Ele destaca que, em comício de uma certa deputada, um grande churrasco foi oferecido para os eleitores de uma vila: “Sob um sol escaldante, um caminhão de som tocava o jingle – forró da candidata a todo o volume, a população sentia o cheiro da carne sendo assada trancada dentro de uma casa. Comida, só quando chegasse a candidata”. A relação descrita entre os eleitores e a candidata aproximasse, na matriz teórica weberiana, de um tipo puro de relação de dominação, uma vez que *
10 pontos
a) inscreve-se como relação de poder em que a candidata aproveita-se de uma probabilidade de impor sua vontade, ainda que sem legitimidade.
b) estabelece-se, retirando das relações os elementos não racionais, isto é, em evidente processo de desencantamento do mundo.
c) sua natureza remonta uma tradição inimaginavelmente antiga e conduz ou orienta a ação habitual do eleitor para o conformismo.
d) expõe características típicas das formas carismáticas de dominação, demonstrada pelo dom da graça extraordinário e pessoal manifesto nas práticas clientelistas.
Respostas
A alternativa C é a que melhor dialoga sobre o clientelismo e a politica no Brasil.
Com base nos conhecimentos sobre ética e as práticas utilizadas tanto na corrupção quanto no clientelismo e loteamento de cargos podemos afirmar que:
A negociação do voto, é uma prática utilizada tanto pela corrupção, quanto do clientelismo e do loteamento de cargos, que não cumpre com a moral e ética descrita pela legislação, e, além disso, o combate a esta prática danosa ao progresso de qualquer sociedade, se dá através de uma educação formal, onde desde o início da aprendizagem da pessoa ela é instruída e consequentemente uma maior observação e análise é feita ao longo da carreira e histórico político do indivíduo.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/24620901
O artigo aborda o conceito de clientelismo, associado à práticas de submissão e conformismo dentro da história política brasileira, em que muitas pessoas preferem manter seus benefícios, em detrimento do sofrimento social (Alternativa C).
Clientelismo na Política Brasileira
A política brasileira, historicamente, é marcada por muitas práticas de clientelismo. Estas práticas corroboram com a auto sabotagem de muitas pessoas ao preferir se expor a regalias e benefícios em troca do voto e manutenção dos mandatos de políticos, o que configura uma prática um tanto antiética.
Mais sobre clientelismo e política brasileira: brainly.com.br/tarefa/9688521