No Japão especificamente, vem ocorrendo o envelhecimento da população. O que isso acarreta para as políticas econômicas e sociais japonesas? O que o governo japonês faz para resolver o problema? ME AJUDEM POR FAVOR
Respostas
Resposta:
A população japonesa apresenta queda constante da taxa de natalidade, há alguns anos, e elevada expectativa de vida ( 85,3 anos em 2017 ). Esse quadro aponta para o envelhecimento da população e para a necessidade da destinação de verbas públicas a um número cada vez maior de aposentadorias.
O alto nível educacional da população, a maior inserção da mulher no mercado de trabalho e a formação de uma sociedade informatizada e altamente competitiva contribuíram para a queda nas taxas de natalidade.
Uma das consequências da queda do crescimento vegetativo é a carência de mão de obra. Com isso muitos imigrantes foram para o Japão em busca de emprego e melhores salários, incluindo brasileiros de descendentes de japoneses, num movimento que teve início na década de 1980 e persiste até os dias atuais.
Explicação: