Descreva a distribuição de rede ferroviária brasileira em meados do século XX e no século XXI. Por favor
Respostas
O transporte ferroviário representou, desde o seu surgimento, um importante elemento estratégico para a economia. Sua função, além de transportar passageiros, é conduzir e escoar mercadorias, dinamizando a infraestrutura e facilitando a distribuição de produtos e matérias-primas sobre um dado território.
A criação dos trens de ferro ocorreu em função da necessidade das fábricas na Europa recém-industrializadas no século XVIII de um meio de transporte que fosse eficiente tanto para o recebimento de matérias-primas quanto para o escoamento da produção por todo o território e para os portos de exportação. O trem possuía as características necessárias a essa demanda, além de apresentar custos menos elevados que os demais transportes então existentes, além de estar plenamente adequado à tecnologia industrial da época.
No Brasil, a primeira linha ferroviária foi inaugurada em meados do século XIX, mais precisamente em 1854, ligando o Porto de Mauá à cidade carioca de Fragoso. A construção dessa ferrovia, assim como o pioneirismo desse tipo de transporte no Brasil, é creditada ao Barão de Mauá, cuja história se confunde com a inauguração dos primeiros sistemas ferroviários no país.
Apesar de serem consideradas vantajosas para o Brasil em função da grandeza do território nacional, as ferrovias eram difíceis de serem instaladas em virtude dos elementos geográficos físicos do país, com grandes variações no relevo e a presença de uma grande quantidade de rios, platôs, serras e outros obstáculos. Mesmo assim, os anos entre 1870 e 1920 marcaram o auge desse transporte, coincidindo com o período de auge da produção cafeeira.
Os ingleses, interessados em angariar lucros e obter um maior e melhor acesso aos recursos naturais e agrícolas do Brasil, foram os principais contribuidores para a difusão das ferrovias nesse período. Graças a esses investidores, elas puderam ser implantadas e organizadas conforme o nível de exigência necessário, uma vez que o transporte por trens requer um elevado grau de organização e articulação, ao contrário, por exemplo, das rodovias.
Resposta:
Explicação:
Ou a de cima tá certa