• Matéria: História
  • Autor: angelicaabreu370
  • Perguntado 6 anos atrás

explique as guerras feudais no final da idade média​

Respostas

respondido por: caiomeurer8
0

Resposta:

Guerra na Idade Média Ocidental

A Idade Média, período histórico que durou cerca de dez séculos, indo do século V ao século XV d.C., caracterizou-se, do ponto de vista político, pela deterioração do Império Romano do Ocidente e ascensão dos reinos cristãos. Esses reinos cristãos nasceram da força combativa dos povos bárbaros cristianizados, sobretudo de origem germânica, como os francos. A formação dos reinos cristãos implicou a incorporação de elementos romanos e germânicos em suas organizações.

Os exércitos desses reinos mesclaram táticas, técnicas e armamentos de combate herdados dessas duas culturas (para mais detalhes sobre as armas, consultar este texto: Armas Medievais). Ao mesmo tempo, para além do cenário europeu ocidental, outras grandes civilizações também ascenderam nesse período que corresponde à Idade Média, e todas elas com grande estrutura militar e capacidade de submeter e conquistar outros povos. Três merecem destaque.

Islã: nascido na Península Arábica, conseguiu expandir-se em direção ao norte africano, ao Oriente Médio e ao sul europeu.

Império Mongol: Nascido no Extremo Oriente, ao norte da China, conseguiu construir o império com a maior extensão territorial de toda a história, que abrangia quase toda a Ásia (incluindo a Rússia), a Indochina e o leste europeu.

Império Bizantino: remanescente da Antiguidade, resistiu até o ano de 1453, quando seu centro, Constantinopla, foi invadido e submetido pelos muçulmanos.

Guerras travadas entre os reinos cristãos

Tanto nos domínios da Europa Ocidental quanto fora deles desenrolaram-se importantes batalhas durante os mil anos que durou a Idade Média. Essas batalhas aconteciam entre os próprios reinos cristãos ocidentais, que entravam em conflito em virtude de fatores como sucessão de tronos e disputas territoriais (citemos como exemplo disso a Guerra dos Cem Anos e a Guerra das Rosas).

Outros tipos de campanhas militares

Também houve conflitos diretos entre os cristãos ocidentais e o Império Bizantino, como aconteceu na época das Cruzadas, e entre cristãos e muçulmanos, também na época das Cruzadas e, sobretudo, nas Guerras de Reconquista da Península Ibérica. Da parte Oriental, o grande imperador mongol do século XIII, Gêngis Khan, destacou-se por montar uma máquina de guerra que provocou durante décadas uma enorme tensão na Ásia Menor, no Oriente Médio e na Península Arábica, provocando confrontos sangrentos, principalmente com os muçulmanos.

Explicação:

Perguntas similares