• Matéria: Filosofia
  • Autor: julianafig
  • Perguntado 6 anos atrás

QUESTÃO 1. Em 1633, Descartes tinha pronto para publicação um tratado sobre Física e Cosmologia, defendendo o heliocentrismo, que acabou por não ser publicada por:
(a) sofrer pesadas críticas da comunidade científica, que alegava que a perspectiva empirista de Descartes exacerbava a capacidade dos sentidos apreenderem o movimento dos corpos celestes.
(b) Pelo teor político de caráter anti-absolutista de sua obra, evidenciando um vanguardismo iluminista.
(c) Pela defesa do heliocentrismo e pelo temor à repressão da Igreja Católica, semelhante ao que aconteceu com Galileu, condenado pouco antes.
(d) Ter Descartes desistido da teoria heliocêntrica devido ao acúmulo de novas evidências, embora dúbias, pouco antes da data de publicação, fato este que levou o autor a reconsiderar.
(e) Descartes jamais produziu tratados científicos, dedicando-se exclusivamente ao estudo da Filosofia e da geometria.

QUESTÃO 2. “A Igreja Católica, que até então reinou suprema ao longo de todo o mundo medieval, começou a ver as primeiras rachaduras no seu monumento de certezas” Essa frase relaciona a(ao):
(a) crise do feudalismo, e da sua desagregação política, econômica e religiosa, mas em impactos no campo filosófico e intelectual, que permaneceu dominado pela Segunda Escolástica.
(b) crise política, econômica, social, intelectual e moral da ordem feudal e de seus pressupostos filosóficos, bem como o advento da filosofia moderna como alternativa.
(c) mudanças arquitetônicas no mundo ocidental, com o paulatino abandono do estilo gótico em favor de uma concepção arquitetônica mais ligada aos anseios do homem moderno.
(d) abandono repentino das velhas concepções teológicas da Igreja em favor do racionalismo moderno.
(e) questionamento dos velhos dogma proporcionado pela Reforma Protestante.

Respostas

respondido por: jregueira
1

Resposta:

1-C

2-B

Explicação:

Perguntas similares