Respostas
Resposta:
O desenvolvimento sócio-afetivo está relacionado aos sentimentos e as emoções em virtude de uma série de interesses, solidariedade, cooperação, motivação e respeito, visando desenvolver o indivíduo como pessoa, estimulando a formação de uma personalidade estável e equilibrada, desenvolvendo também o aspecto cognitivo,
Explicação:
O período que marca o início da criança na escola tem uma importância profunda para sua evolução. As relações sociais são fundamentais para a solidificação do desenvolvimento da criança e, no ambiente escolar, a essência das relações entre educadores e crianças é que irá garantir o desenvolvimento da criança em sua totalidade.
O afeto é importantíssimo para o desenvolvimento da criança. É através das sensações que o afeto possibilita que a criança passe a sentir-se segura e a desenvolver seu aprendizado. A afetividade é a parte do psiquismo responsável pela significação sentimental de toda nossa existência. Os sentimentos agradáveis, sensações de felicidade, os picos de angústia ou, até mesmo, a tristeza, conceitos esses que são atribuídos pela nossa afetividade.
Os indivíduos interagem e criam laços de afetividade por intermédio dos estímulos que recebem do ambiente no qual encontram-se inseridos. É importante entender que a afetividade precisa ser cultivada em todas as relações. Neste sentido, é importante refletir que é por intermédio das experiências que a criança vivencia que as ações e objetos começam a ter um valor não só cognitivo, mas também afetivo.