1 – Explique os motivos que levaram os historiadores a considerar a Mesopotâmia como “berço da civilização”, citando três contribuições dos mesopotâmicos para a nossa sociedade.
Respostas
Resposta: Com o domínio da agricultura, há cerca de 10 mil anos, a humanidade deixou de ser nômade, isto é, de não ter lugar fixo para morar, sobrevivendo da caça e da coleta. Desde então, o homem começou a domesticar plantas e animais e a viver em torno de suas produções, o que levou ao surgimento da primeira civilização: a Mesopotâmia.
Na Mesopotâmia se desenvolveram várias técnicas e muitas invenções surgiram. Criaram a escrita, a roda, a astronomia e desenvolveram com muita maestria a matemática, a engenharia, entre outros conhecimentos.
A Mesopotâmia é uma das primeiras civilizações conhecidas e desenvolveu-se entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, atualmente onde é o território da Síria e, principalmente, do Iraque. Seu surgimento se deu por volta do ano 5.000 a.C.
Suas condições naturais, principalmente por causa da fertilidade do solo, permitiram que pequenas aldeias fossem formadas em seu território.
A fertilidade do solo era garantida pelo ciclo de cheias dos dois rios que encharcavam o solo com material orgânico e permitia o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais. A palavra “Mesopotâmia” tem origem no idioma grego e significa “terra entre rios” em uma menção direta à importância dos rios para aquela região.
Contribuições
Os povos da Mesopotâmia contribuíram com a organização de sociedade, como por exemplo: organização política, legislação, irrigação, sistema de escrita, ano de 12 meses e a semana de 7 dias, divisão do dia em 24 horas, primeira lei escrita (Código de Hamurabi), matemática, contribuição literária, escrita (escrita cuneiforme), astrologia (criação do zodíaco - horóscopo), arquitetura, metalurgia do bronze e do ferro, irrigação, arado dentre outros.