Respostas
Resposta:
Uma reflexão sobre as questões envolvidas na produção da pauta de um jornal impresso do gênero popular é a intenção deste artigo. Em nossa análise, procuramos comprovar que a imagem do público pelos produtores é essencial na determinação do que será noticiado em um jornal deste tipo, sendo fator extremamente importante para a sobrevivência da publicação. Assim, todas as atividades de seleção dos acontecimentos têm como ponto de partida o interesse do leitor e a importância do fato para o público, critérios que são exemplificados nas conversas, nos depoimentos e nas rotinas produtivas observadas ao longo do processo.
Resposta:
ROTINA DA PRODUÇÃO DE UM JORNAL
Explicação:
A partir do mapeamento das rotinas de produção da pauta do jornal Diário Gaúcho, periódico da Rede Brasil Sul (RBS), este trabalho pretende discutir algumas questões envolvidas na seleção das notícias feita pelos jornalistas do veículo. O jornal, editado desde 2000 em Porto Alegre, tem caráter popular e circula basicamente na região metropolitana da capital, além de algumas cidades do interior do Rio Grande do Sul.
Justificam o interesse pelo veículos dois fatos. Em primeiro lugar, o impacto do lançamento no panorama da comunicação no estado. O Diário Gaúcho (DG), lançado para atender as classes C, D e E, obteve sucesso instantâneo no mercado editorial da Região Metropolitana de Porto Alegre e durante o primeiro ano não vendeu menos de 100 mil números/dia, circulação bastante próxima do principal jornal impresso da rede, Zero Hora. Além disso, com a entrada do veículo no mercado, a Região Metropolitana de Porto Alegre passou a ser a primeira no país em índice de leitura de jornais, pulando de 64% para 76% de penetração (Marplan, 2000), superando o Rio de Janeiro.