1 Qual foi o critério utilizado nessa forma de periodizaçao
Respostas
Resposta:
Devido à ausência de documentos desse período, tudo o que se sabe sobre Pré-História é fruto de estudos multidisciplinares das áreas de antropologia, arqueologia e paleontologia. Arqueólogos, antropólogos, paleontólogos e geneticistas utilizam fósseis e objetos encontrados para realizar estudos a fim de traçar a cultura, os costumes e os credos de humanos que viveram na terra nessa época.
Com base nas evidências deixadas nas cavernas, como as pinturas rupestres, vestígios de utensílios e ferramentas, os pesquisadores chegaram à conclusão de que algumas habilidades humanas foram desenvolvidas durante o período pré-histórico. Existe um divisão da era pré-histórica que classifica os períodos em: Paleolítico ou Período da Pedra Lascada, Neolítico ou Período da Pedra Polida e Idade dos Metais.
Período Paleolítico
O período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada foi o período em que os primeiros hominídeos apareceram na terra. Esse período perdurou por cerca de 3 milhões de anos, terminando aproximadamente em 10.000 a.C., quando houve Revolução Neolítica. Durante o período paleolítico, os antepassados do homem começaram a se diferenciar dos outros animais. Foi nessa época que eles passaram a produzir os primeiros objetos em pedra lascada.
Na Idade da Pedra Lascada, os hominídeos eram essencialmente nômades e viviam da caça e da coleta, tendo que se deslocar em busca de alimentos. Nesse período, eles produziram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra.
Período Neolítico
O período Neolítico ou Idade da Pedra Polida foi marcado pelo surgimento das primeiras civilizações. Nesse período, o homem conquistou o domínio do fogo e começou praticar a agricultura, deixando de ser dependente da caça e da coleta. A Idade da Pedra Polida teve início por volta do ano 10.000 a.C.
Idade dos Metais
Esse período foi caracterizado pela fabricação do primeiros instrumentos em metais. Ainda que de forma rudimentar, nesse período o homem começou a dominar as técnicas de fundição. A Idade do Metais foi o período em que a população cresceu em algumas partes da terra. Assim surgiram as primeiras comunidades, que deram origem às primeiras civilizações.
Transição da pré-história para a história
O período de transição recebe o nome de proto-história. Nessa época as sociedades agrárias acumularam os primeiros elementos para a futura aplicação da escrita. Embora anteceda o surgimento da escrita, o período chamado proto-história, é descrito em documentos posteriores.
Divisão da História
A historiografia tradicional considera que a História tem início com o desenvolvimento da escrita, que aconteceu cerca de 4.000 anos a.C. A partir dos registros escritos, existe uma divisão da História, feita de forma cronológica, que classifica cada período histórico em idades: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
Vale ressaltar que a divisão da História é um referencial que facilita a compreensão do estudo histórico. Trata-se de uma divisão convencional que não é estática e nem imutável. Alguns aspectos de um determinado período histórico permanecem prevalecendo em outras épocas. Portanto, o término de um período e o começo de outro, não significa, necessariamente, um momento de modificação, e sim um momento de transição.
Idade Antiga
Na divisão da História, o período que corresponde à Idade Antiga ou Antiguidade, vai desde a invenção da escrita, entre 4000 a.C e 3500 a.C até a queda do Império Romano do Ocidente, 476 d.C. A Idade Antiga se subdividiu em Antiguidade Clássica e Antiguidade Oriental.
Ruínas de construções na Antiguidade (Foto: Pixabay)
Na Antiguidade surgiram as primeiras civilizações, a maioria delas localizadas na região chamada Crescente Fértil, às margens do rio Nilo, região adequada para o desenvolvimento da agricultura. Diferentes civilizações se desenvolveram durante a Antiguidade, dentre elas estão: as egípcias, as mesopotâmicas, as chinesas, as persas, as hebraicas e as fenícias, que faziam parte da Antiguidade Oriental; e as gregas e romanas, que formavam a Antiguidade Clássica.
Idade Média
A Idade Média ou Idade Medieval compreende o período que se estende de 476, com a queda do Império Romano, até o ano 1453 com a tomada de Constantinopla pelo império turco otomano. O período foi marcado pela hegemonia da Igreja Católica, enfraquecimento comercial, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.
Capela palatina é uma capela medieval situada em Aachen, na Alemanha. (Foto: Wikipedia)
Idade Moderna
O marco histórico da Idade Moderna ou Modernidade é a queda do Império Bizantino. Esse período se estende até 1789 com a Revolução Francesa. Durante a Idade Moderna, o mundo passou por uma série de transformações. Foi nesse período que o continente europeu começou a Expansão Marítima, dando início às Grandes Navegações, que resultaram na conquista de outros territórios como a África e a América.