• Matéria: História
  • Autor: CFX2020
  • Perguntado 6 anos atrás

profunda relação existente entre a
manutenção das relações escravocratas e a organização política do Império.

Respostas

respondido por: krillygx
280

Resposta:

A escravidão no Brasil,também referida como escravismo ou escravatura,foi a forma de relação social de produção adotada,de uma forma geral,no país desde o período colonial até pouco antes do final do império.E marcada principalmente pela exploração da mão de obra de negros trazidos da África e transformados em escravos no Brasil pelos europeus colonizadores do país.

Explicação:


fff52: obg
faustinonicolas02: obg
jasminimartins56: nossa muito obg mesmo me salvou
laraanandasouzadutr: obg
jucisouza2007: Mlhr resposta
fa8821637: me ajudou bastante obg
respondido por: EduardoPLopes
80

Podemos dizer que a classe dominante no período em que se organizou o Brasil Império (em 1822, com a Independência) era a classes dos latifundiários, que eram as pessoas que mais diretamente se beneficiavam com a escravidão.

Com isto, podemos dizer que a manutenção da escravidão era uma forma de garantia de apoio dos latifundiários ao Império (de modo a permitir que o território brasileiro permanecesse unificado) e, ao mesmo tempo, uma garantia aos latifundiários, por parte do Império, que seus interesses econômicos seriam garantidos.

Esta relação de benefício mútuo manteve-se, com alguns atritos pontuais, durante quase todo o período Imperial, tendo apenas nas duas décadas finais do Império esta classe passado a opor-se de maneira mais sistemática ao modelo dominante.

Mais sobre o Império em:

https://brainly.com.br/tarefa/7477161

Anexos:
Perguntas similares