Respostas
Resposta:
Pau Brasil ou Cana-de-açucar
Explicação:
Resposta:
O pau-brasil (Brasilianista echinata) é uma árvore nativa do Brasil, típica da Mata Atlântica e era chamada pelos tupis de ibirapitanga. A árvore pode alcançar até 15 metros de altura e é conhecida por ter galhos com espinhos. No século XVI, a árvore ganhou importância, porque sua madeira era usada na construção de objetos. Mas a real importância do pau-brasil derivava da resina vermelha encontrada na madeira e que era utilizada na produção de um corante que tingia tecidos.
Na época, os europeus conheciam uma árvore parecida com o pau-brasil, que era denominada como Bianca sappan. Essa árvore também tinha uma resina na madeira que era utilizada para tingir tecidos, e registros apontam que essa árvore era conhecida por nomes como “brezil” e “brazily”, e seu corante já era utilizado na Europa medieval, desde os séculos XII e XIII.
Explicação:
Por que o pau-brasil chama-se pau-brasil?
Discutiu-se muito a origem do nome “pau-brasil” entre os historiadores. Hoje, sabe-se que o termo “brasil” era uma referência ao tom avermelhado da resina, que era encontrada na madeira da árvore. Como mencionamos nesse texto, na Europa, já circulava uma série de variações do termo e todos eles tinham origem no termo “brasilia”, retirado do idioma latino e que significava “cor de brasa” ou “vermelho”, segundo as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling|1|.
Com o tempo e a popularização da atividade realizada no Brasil, o nome utilizado para se referir à árvore foi usado para mencionar a terra da qual ela era extraída, e o ponto de partida para isso foi em 1512, quando a madeira chegou à Europa. Nos primeiros anos da presença portuguesa na América, os nomes utilizados para se referir ao Brasil
Espero ter ajudado!
desculpe pelo tamanho da resposta... sksksks, eu não sei resumir nada!