1º) Por que a Igreja católica foi a instituição mais poderosa da Idade Média? 2º) Por que a Igreja católica se preocupava tanto em punir aqueles que pensavam de modo diferente de seus ensinamentos?
Respostas
Resposta:
As religiões sempre se apoderaram das mentes das pessoas ignorantes. No caso da Religião católica, eles tiveram a vantagem de que os reis e governantes também eram totalmente ignorantes, facilitando serem escravizados mentalmente pelo medo e hipocrisia propagados pelo cristianismo.
Ao dominar as mentes, eles poderiam cobrar dízimos, a décima parte de qualquer pagamento recebido, reunindo grandes fortunas e permitindo a eles ainda mais influência.
Felizmente, o iluminismo reduziu um pouco o poder da ignorância, porém não foi o suficiente porque surgiram outras religiões que faziam exatamente a mesma coisa que a igreja católica.
Os católicos Se preocupavam pois queria ter o controle da sociedade.Se alguém fosse contra a Igreja, com novas opiniões , a igreja não estarei em acordo com algumas pessoas e isso desfavorecia a religião e sua expansão.
espero ter ajudado ♡
Resposta:
1: O alto clero católico controlava muitas terras dos senhores feudais, Numa época em que a riqueza era medida pela quantidade de terras, a Igreja chegou a ser proprietária de quase dois terços das terras da Europa ocidental. Era a grande senhora feudal, participando das relações de suserania e vassalagem e controlando a servidão dos camponeses.
Em uma sociedade fragmentada, a Igreja católica garantia não só a unidade religiosa, mas também a política e a cultural. Com o controle da fé, ela ditava a forma de nascer, morrer, festejar, pensar, enfim, de todos os aspectos da vida dos seres humanos no mundo medieval.
2: Pela questão do seus dogmas, sua política de dominação das terras, Para que essa dominação pudesse durar séculos era preciso criar Leis e tribunais para punir os hereges, temos neste caso a criação da Inquisição que serviu para julgar e condenar aqueles que tentavam destruir a centralização política da Igreja seus dogmas, ensinamentos, eucaristia etc. durante toda a Idade Média a Igreja Católica foi a instituição mais poderosa que já existiu, Controlando as vontades, desejos, Modo de vida dos cidadãos, O pensar, Agir, Comportamento por meio dos dogmas por ela estabelecidos levando a penas na inquisição como morte na fogueira, Decapitação, Enforcamento, Afogamento e muitas outras formas de torturas que eram empregados pelos hereges. A igreja católica na Idade Média era a grande oradora, existia camadas na sociedade feudal como em forma de pirâmide, no topo os nobres que guerreavam Reis, cavaleiros, abaixo temos o clero neste caso a Igreja católica baixo clero e alto clero que eram os sacerdotes, os camponeses que eram servos que tinham como finalidade servir. Fora dessa pirâmide existia os que eram como se fossem indigentes, pessoas pobres, fora da lei, que viviam como ciganos de um lugar para o outro sem rumo algum. Uma grande lembrança do poder da Igreja católica eram as catedrais, se puder visitar elas algum dia lá na Europa você irá se impressionar com estas magnificas obras! Espero ter ajudado.
Explicação: