Na passagem do império para a república o poder político do coronel foi ampliado com a proteção que recebiam e oportunidades de trabalho oferecidas pelo grande proprietários de terra. Dessa forma os trabalhadores e camponeses livres de uma religião se viam presos em uma rígida relação de dependência. Explique o que foi o "voto de cabresto" e o "curral eleitoral" pfvr me ajudem
Respostas
O voto de cabresto foi um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública.
Curral eleitoral foi o termo que historiadores batizaram no momento da Primeira República, a maioria das regiões rurais, comandadas por Coronéis que se utilizavam do voto por cabresto para garantir a manutenção de seus interesses dentro da lógica de um acordo maior, que era a Política dos Governadores e em âmbito nacional a Política do Café com Leite.
O "voto de cabresto" era o controle do uso do voto por parte dos "coronéis". Isto poderia se dar tanto por meio dos subornos (compra de votos, por exemplo), das ameaças (muitas vezes de violência física) e dos "favores" prestados pelos "coronéis" aos eleitores.
O "curral eleitoral" era a região sobre a qual um "coronel" efetivamente tinha "influência" política. Estes "coronéis" não eram necessariamente militares, mas sim grandes latifundiários locais que usavam o seu poder econômico para "comprar" influência política. A existência deste sistema efetivamente impedia que qualquer pessoa que criticasse a ordem social e política dada fosse eleita nestas regiões, perpetuando no poder os mesmos grupos.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/21064475