Respostas
Explicação:
Na minha opinião, uma pesquisa ideal em economia comportamental/experimental precisa de três ingredientes: (i) uma abordagem diferente da teoria econômica tradicional; (ii) um tema polêmico; e (iii) que seja possível investigar em laboratório. O estudo de diferenças de gênero em tomadas de decisão cumpre estes três requisitos com louvor.
Em primeiro lugar, todos os modelos econômicos tradicionais não fazem distinção entre homens e mulheres: o agente econômico é um ser assexuado. Segundo, poucos temas nas ciências sociais são mais polêmicos – que o diga Lawrence Summers, ex-presidente de Harvard que foi obrigado a renunciar em parte devido a declarações sobre diferenças de gênero.
Por fim, a investigação de diferenças entre homens e mulheres é perfeita para o laboratório. O melhor modo de descobrir o efeito de uma variável Z é atribuindo aleatoriamente a variável Z a alguns indivíduos e não a outros, e então analisar as diferenças entre os grupos – é assim que todos os medicamentos são testados e aprovados, por exemplo. Agora pense na variável Z como o sexo de uma pessoa. Poucas coisas – talvez nenhuma! – são mais aleatórias do que a definição do sexo de um bebê no momento da fertilização do óvulo.