Sobre o conto a cartomante de Machado de Assis:
O conto A cartomante se encerra com o assassinato de Rita e Camilo. Imaginem que após cometer esses crimes, Vilela tornou-se um fugitivo. Os investigadores chegaram até a cartomante, pois testemunhas viram Camilo entrar em sua casa no dia do crime, então a Cartomante foi intimada a depor.
• Você deverá escrevera escrever o depoimento da cartomante. (você deve usar a imaginação, pode inventar fatos e conversas que não apareceram no texto).
• Após o depoimento da cartomante a polícia resolveu distribuir cartazes oferendo uma recompensa para quem tiver informações do foragido.
• O assassino finalmente se entregou a polícia, agora ele será entrevistado pela rádio local (nome de sua preferência), e contará todos os detalhes do crime. VOCÊ DEVRÁ CRIAR AS PERGUNTAS DA ENTREVISTA, ASSIM COMO AS RESPOSTAS. SEJA CRIATIVO E MOSTRE DETALHES QUE NÃO APARECEM NO TEXTO.
• Já na prisão, Vilela resolve escrever uma carta contando para sua família o que aconteceu e as razões que fizeram com que cometesse tal loucura. (Você deverá escrever a carta na 1º pessoa, como se você fosse o assassino)
Obs: não se esqueça dos elementos básicos da carta. Data, saudação, assunto, despedida e assinatura.
• Escreva uma notícia sobre o crime ocorrido. Não esqueça de criar um título que chame a atenção do leitor e um nome para o jornal que está apresentando o caso
ME AJUDEEEMMM
Respostas
oi olha foi a redaçao mais dificil e legal que eu fiz.
Depoimento da cartomante: Senhor delegado,no dia do crime,estava em trabalho fazendo o de costume.Quando entra Camilo com uma energia(aura) muito pesada,estava preocupado com alguma coisa,podia sentir...podia ver,pedi pra ele se sentar comecei a ler as carta,disse o que li
nas cartas e nessa hora;ele acalmou-se, nao sabia o quão grave esta a situação em casa porem as cartas me mostraram uma mulher na situação. Eu nao sabia que ela era casada,nao leio futuro so vejo o que a pessoa me transmite.Ao sair ele deu-me uma boa quantia de dinheiro.Isso e tudo delegado.
Cartazes: procura-se o assassino pelo crime de duplo homicídio. Informações dele, denuncie a policia.
• O assassino finalmente se entregou a polícia, agora ele será entrevistado pela rádio jovem pan,e contará todos os detalhes do crime.
1-Delegado:porque o senhor matou Rita e Camilo? Vitela:eu matei porque eles estavam me traindo ,eles eram amantes.
2-Delegado:como o senhor matou ambos? Vitela:chamei a Rita para conversar sobre as cartas, mas ela estava diferente,estava sorrindo diferente e eu sabia que nao era pra mim,o sorriso. Entao nao pensei,saquei a arma e dei 2 tiros nela.
Depois chamei o Camilo,pra conversar,ele demorou um pouco,o que so aumentava minha vontade e desconfiança dele,ao chegar em casa,chamei-o,peguei pela gola e dei 2 tiros nele.
3-Delegado:como consegui a arma? Vitela:eu comprei pro caso de ser assaltado,mas essa situação veio e precisei enfrentar.
4-Delegado: o senhor sente remoço por ter assassinado sua esposa e amigo? Vitela :nao,sinto pena de mim mesmo,porque confiei nela para ser minha mulher,e ele nunca pensei que ele fosse me trai depois de tudo que fiz por ele.
• Já na prisão, Vilela resolve escrever uma carta contando para sua família o que aconteceu e
as razões que fizeram com que cometesse tal loucura.
Data:Rio de janeiro, dia 4/12/1869
saudação: querida família.
assunto: Hoje resolvi contar o motivo do crime que eu cometi,mas fiz porque a Rita estava diferente comigo assim que Camilo chegou,tive minhas suspeitas. Sou um homem de status,nao merecia ser traido. Eu matei Camilo e Rita com um revolver,dei 2 tiros em ambos,nao tinha mais coração para ver ela e o Camilo,subiu uma raiva...um ódio deles...nao consegui controlar. Nao pensei nas consequências,apenas queria limpar minha honrar que aquela mulher tirou de mim,assim como Camilo que tirou minha alegria. Meu corpo ficou em colapso e ao mesmo tempo com adrenalina ,foi uma sensação diferente.Queria que isso nunca tivesse acontecido. Minha alma nao poderá ser salva. Que Deus tenha pena de mim.
despedida:espero um dia,receber o perdao pelo que eu fiz.
assinatura:Vitela
•Escreva uma notícia sobre o crime ocorrido.
Jornal crimes de policia
Homem traído mata os amantes.
No dia 28/11/1869, o Magistrado Vitela mata sua esposa Rita e seu amigo Camilo a sangue frio, com tiro de revolver.O caso ocorreu em sua residência,onde foram encontrados os corpos da vitimas.Um crime de amor passional,cometido por Vitela.
Espero ter ajudado!
Eu pegui um pouco pesado,pq eu ja fiz uma peça dessa historia.
bye