Identifiquem nas estruturas abaixo quais representam a função orgânica álcool e quais são hidrocarbonetos, posteriormente dê o nome oficial (IUPAC) dos mesmos:
Respostas
Resposta:
Para ser um álcool precisa de um grupo -OH (hidroxila) ligado a um carbono saturado (ou seja, que só faça ligações simples). E para ser um hidrocarboneto, só pode haver ligações C-C (simples, duplas ou tripla, não importa) e C-H na substância.
Assim, são alcoóis: a, c, e, g.
Assim, são hidrocarbonetos; b, d, f, h
O nome de um composto de cadeia simples orgânico é organizado da seguinte forma:
prefixo-infixo-sufixo
O prefixo fala sobre quantos carbonos tem na cadeia: met, et, prop, but, etc ~ 1,2,3,4, etc.
O infixo sobre a presença ou ausência de instauração. Uma cadeia saturada recebe o sufixo -an-, se tem ligação dupla recebe um infixo n-en-, sendo n o número do carbono de menor número que faz parte da ligação.
O sufixo indica o grupo funcional. No caso, se é um hidrocarboneto recebe -o e, se é um álcool n-ol, sendo n o número do carbono ligado ao -OH.
Se a cadeia tem uma ramificação, ela deve cir antes do nome do composto e numerada de acordo com o carbono a que está ligada (como 2-metil-propan-1-ol).
Assim:
a) butan-2-ol
b) pent-2-eno (note que a contagem é 5 4 3 2 1, pois assim a ligação dupla fica com menor número).
c) 2,5-dimetil-ciclohexanol (mais em explicação)
d) 2-metil-propano OU metilpropano
e) etanol
f) pentano
g) propan-2-ol
h)3-metil-pentano
Explicação:
no c, vale lembrar algumas coisas: Se a cadeia é fechada, você adiciona o prefixo ciclo- antes do prefixo de número (met, et, ...). E tbm, o carbono 1 vai ser o do grupo funcional (hidroxila), lembrando que o radical metil não é grupo funcional. Por isso, não precisa explicitar ciclohexan-1-ol, pois no caso dos ciclos, o -ol sempre vai estar no 1, então ciclohexanol é de bom tamanho.
Explicação:
• hidrocarboneto => formado apenas por carbonos e hidrogênios
• álcool => possui uma hidroxila ligada a um carbono saturado
a) álcool
Numerando os carbonos, temos uma hidroxila no carbono 2 (-ol), apenas ligações simples entre os carbonos (-an-) e 4 carbonos na cadeia principal (but-)
=> butan-2-ol
b) hidrocarboneto
Numerando os carbonos, temos uma liga dupla entre os carbonos 2 e 3 (-2-en-), 5 carbonos na cadeia principal (pent-) e um hidrocarboneto (-o)
=> pent-2-eno
c) álcool
Numerando os carbonos, temos uma hidroxila no carbono 1 (-ol), dois grupos metil nos carbonos 2 e 6 (2,6-dimetil-), apenas ligações simples entre os carbonos (-an-) e 6 carbonos na cadeia principal, que é um ciclo (-cicloex-)
=> 2,6-dimetil-cicloexan-1-ol
d) hidrocarboneto
Numerando os carbonos, temos um grupo metil no carbono 2 (2-metil-), apenas ligações simples entre os carbonos (-an-), 3 carbonos na cadeia principal (-prop-) e um hidrocarboneto (-o)
=> 2-metil-propano
e) álcool
Temos 2 carbonos (et-), apenas ligações simples entre os carbonos (-an-) e um álcool (-ol)
=> etanol
f) hidrocarboneto
Temos 5 carbonos (pent-), apenas ligações simples entre os carbonos (-an-) e um hidrocarboneto (-o)
=> pentano
g) álcool
Numerando os carbonos, temos uma hidroxila no carbono 2 (-2-ol), apenas ligações simples entre os carbonos (-an) e 3 carbonos na cadeia principal (prop-)
=> propan-2-ol
h) hidrocarboneto
Numerando os carbonos, temos um grupo metil no carbono 3 (3-metil-), apenas ligações simples entre os carbonos (-an-), 5 carbonos na cadeia principal (-pent-) e um hidrocarboneto (-o)
=> 3-metil-pentano