saberes, técnicas e dinâmicas comerciais das sociedades africanas e americanas
Respostas
Resposta:
A fim de melhor entendermos a dinâmica comercial do continente africano, dos Estados Unidos e da sociedade brasileira, precisamos conceituar cada uma delas e ver suas interligações.
Assim como na sociedade brasileira, de maneira geral, a dinâmica comercial africana é baseada na produção e extração de recursos para serem comercializados com países ricos, os ditos de primeiro mundo.
Na África, de maneira geral e entre outros, sobressaem as culturas de algumas frutas e leguminosas, além da famosa e cruel extração de recursos mineiras, em especial, o diamante. O Brasil já viveu momento similar no passado, com a incessante busca pelo ouro, especialmente no território de Minas Gerais.
Ambas as sociedades - brasileira e africana, desta forma, possuem uma dinâmica comercial de extração de insumos, que vão a países desenvolvidos e, muitas vezes, retornam às antigas sociedades como um produto terminado, pronto para ser consumido.
No polo rico desta dinâmica comercial, estão países desenvolvidos, como grande parte da Europa Ocidental, Estados Unidos, Canadá, Japão, entre outros.
Em suma, a exemplo dos Estados Unidos, esses países compram o insumo que é produzido ou extraído em locais como o Brasil ou a África, utilizam-no no desenvolvimento de produtos prontos para serem consumidos, e vendem em seu mercado interno e, até mesmo, no próprio país de onde o insumo é proveniente.
Evidentemente, existem outros mercados dentro de cada país, como serviços, turismo, entre outros. A relação comercial aqui descrita é apenas uma maneira de conectar os aspectos da dinâmica comercial proposta.
Explicação: