HISTÓRIA DA MÚSICA
A História da música é muito antiga, visto que desde os primórdios os homens produziam diversas formas de sonoridade. Lembre-se, portanto, que a música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz.
Veremos como essa linguagem artística caminhou durante os séculos até os nossos dias para adquirir as características que possui hoje no Ocidente.
MÚSICA NA PRÉ-HISTÓRIA
Pintura rupestre encontrada na Espanha exibe várias pessoas dançando, o que sugere a presença de música também.
A humanidade possui uma relação longa com a música, sendo essa umas das formas de manifestação cultural mais antigas.
Ainda na pré-história, há mais de 50 mil anos, os seres humanos começaram a desenvolver ações sonoras baseadas na observação dos fenômenos da natureza. Tudo isso influenciou as pessoas a também explorarem os sons que seus próprios corpos produziam. Como, por exemplo, os sons das palmas, dos pés batendo no chão, da própria voz, entre outros. Nessa época, tais experimentações não eram consideradas arte propriamente e estavam relacionadas à comunicação, aos ritos sagrados e à dança.
MÚSICA NO EGITO
Representação de músicos no Antigo Egito
No Egito Antigo, ainda no século 4.000 a.C., a música era muito presente, configurando um importante elemento religioso. Os egípcios consideravam que essa forma de arte era uma invenção do deus Thoth e que outro deus, Osíris, a utilizou como uma maneira para civilizar o mundo. A música era empregada de forma a complementar os rituais sagrados em torno da agricultura, que era farta na região e os instrumentos utilizados eram harpas, flautas, instrumentos de percussão e cítara - que é um instrumento de cordas derivado da lira.
MÚSICA NA GRÉCIA E EM ROMA
Podemos observar que a cultura musical na Grécia Antiga funcionava como uma espécie de elo entre os homens e as divindades. Tanto que a palavra "música" provém do termo grego mousikē, que significa "a arte das musas". As musas eram as deusas que inspiravam as ciências e as artes.
gregos, os romanos usufruíam dessa arte de maneira mais ampla e cotidiana.
Durante a Idade Média a Igreja Católica esteve bastante presente na sociedade europeia e ditava a conduta moral, social, política e artística.
ATIVIDADE 01
A música é um tipo de arte que trabalha com quais elementos? Quando surgiu a música e com quais características?
ATIVIDADE 02
Com o desenvolvimento das civilizações, descreva como a música foi usada no Egito antigo.
ATIVIDADE 03
Como era a música grega na antiguidade? O que fez o filósofo Pitágoras a respeito da música?
ATIVIDADE 04
A música em Roma se desenvolveu de que forma? Com o seu desenvolvimento, posteriormente quem passou a conduzir sua função?
Respostas
respondido por:
50
Resposta:
1)as notas musicais e ritmos diversoss
2)erram ultilizadas geralmente como rituais
3)feita sutilmente com instrumentos antigos como arpas
4) ela se desinvolvel pelos sons de atrito de pedras e batuque de antigos tambores etc..., hoje em dia essa funsao é dos instrumentos e cantores
Explicação:
n vou esplicar pois nunca leen e n perderi meu tempo
espero ter ajudado
ass:maria eduarda
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás