Na medida em que o Cristianismo se consolidava, a partir do século II, vários pensadores, convertidos à nova fé e, aproveitando-se de elementos da filosofia greco-romana que eles conheciam bem, começaram a elaborar textos sobre a fé e a revelação cristãs, tentando uma síntese com elementos da filosofia grega ou utilizando-se de técnicas e conceitos da filosofia grega para melhor expor as verdades reveladas do Cristianismo. Esses pensadores ficaram conhecidos como os Padres da Igreja, dos quais o mais importante a escrever na língua latina foi santo Agostinho.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia: Ser, Saber e Fazer. São Paulo: Saraiva, 1996, p. 128. (Adaptado)
A respeito do período filosófico citado acima é correto afirmar que
a) caracteriza-se pelo constante conflito entre o pensamento cristão e a filosofia grega consideradas visões de mundo inconciliáveis.
b) é marcada pela conversão dos principais filósofos da Grécia, como Platão e Aristóteles, ao cristianismo.
c) é marcado por uma nova forma de fazer filosofia onde a principal preocupação de seus teóricos é debater o tema da ataraxia.
d) tem como característica a apropriação da filosofia grega, em especial do pensamento platônico, por parte dos pensadores cristãos.
e) tem como característica a condenação da filosofia grega, em especial do pensamento aristotélico, por parte dos pensadores cristãos.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
letra D
Explicação:
Agostinho concebe o platonismo como uma antecipação do cristianismo, defendendo-o como a "verdadeira filosofia"
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás