4) O decréscimo da massa do monóxido de carbono no sistema em equilíbrio: 2 CO(g) + O2(g) ↔ 2 CO2(g) pode ser obtido através da seguinte modificação imposta ao sistema: (A) decréscimo na pressão total, a temperatura constante. (B) aquecimento da mistura gasosa, a pressão constante. (C) adição de um catalisador sólido. (D) adição de hidróxido de sódio sólido. (E) adição de dióxido de carbono gasoso.
Respostas
Resposta:
(D)
Explicação:
A adição de NaOH consome CO2 (óxido ácido) do equilíbrio, deslocando-o para a direita, provocando um decréscimo na concentração de CO: 2 NaOH + CO2 → Na2CO3 + H2O
O decréscimo da massa do monóxido de carbono no sistema em equilíbrio pode ser obtido através da seguinte modificação: adição de hidróxido de sódio sólido - letra d).
O equilíbrio químico:
Acaba se baseando em uma situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos consequentemente se encontram em uma reação química, que acaba se mantendo constante no decorrer do seu tempo.
PS: Nesse equilíbrio, as reações opostas acabam acontecendo em velocidades iguais;
E quando analisamos todas as alternativas, veremos que a única capaz de realizar essa transformação será a adição de NaOH que acabará consumindo CO2 (óxido ácido) desse mesmo equilíbrio, projetando-o para a direita, que irá acabar acarretando um decréscimo na concentração de CO, gerando:
2 NaOH + CO2 >>> Na2Co3 + H20 - sendo a nossa adição de hidróxido de sódio sólido - letra d).
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/33027033
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)