Respostas
Resposta:
Choro ou chorinho:
De início, a música se limitou à reprodução de peças compostas na Europa. Entretanto, o desenvolvimento urbano do país trouxe e formou músicos, que passaram a criar e reinterpretar as partituras estrangeiras. Dessa intervenção criativa, surgiu o chorinho, caracterizado pela execução em tons graves e com instrumentos como cavaquinhos, bandolins, flautas e violões, cujas notas soavam bastante melodiosas.
Nesse período, destacou-se a primeira grande musicista brasileira, Chiquinha Gonzaga, a primeira mulher a reger uma orquestra no país.
O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular nacional, reconhecido em excelência e requinte.
Samba:
A música que migrou. Aquela que saiu da Bahia, se estabeleceu na capital da recém proclamada república. De lá, propagou-se por todo o país.
O que era representação da cultura negra que, após a abolição, começou a estabelecer-se nos morros, virou brasilidade nos transportes públicos da terra da garoa.
Da competição de frases e versos que se tornou o partido alto, aos sambas-enredo, o samba é sinônimo de festa. É festa de pessoas simples, sem regalias, cuja música é o retrato de suas vidas. É um manifesto. Um grito de liberdade em forma de música. Versos transformados em poesia por sua simplicidade e honestidade. Os batuqueiros sempre a ritmar e o Apito do Mestre Anselmo a apitar, para que ninguém perca o compasso. Tudo para transformar cultura em samba e diversão. Até o sol raiar.
Espero ter ajudado!! :)