Respostas
Resposta com Explicação:
O Tratado de Tordesilhas foi um acordo político entre os países ibéricos, Portugal e Espanha, para oficializar a divisão do novo continente encontrado. O tratado definia como linha imaginária uma demarcação no meridiano localizado a 370 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde. As terras que se localizavam a leste pertenceriam aos portugueses e as terras a oeste ficariam com os espanhóis.
O século XVIII na colônia foi marcado por uma forte agitação nas descobertas das minas de ouro, gerando grande entusiasmo por parte dos portugueses. Várias cidades do Brasil surgiram pela busca do ouro, entre elas estão Diamantina e Ouro Preto. A colonização estendeu-se até meados do século XIX, quando em Sete de Setembro de 1822, o Brasil conseguiu sua independência, inaugurando o Período Imperial.
Bons Estudos!
Podemos descrever a agitação política nas colônias espanholas em decorrência dos processos de emancipação.
Agitação Política nas Colônias Espanholas
A agitação política nas colônias espanholas começou a ganhar mais força devido ao governo autoritário do império espanhol. Para piorar, a elite colonial, conhecida como criollos, não tinham o tratamento e achavam que eram dignos, portanto começaram a liderar os processos de emancipação.
Os processos de emancipação começaram a ter maior influência com as ideias iluministas, visto que a elite criolla via uma oportunidade de liderar as colônias sem a presença colonizadora da Espanha.
Portanto podemos dizer que a agitação política nas colônias espanholas são consequência da má administração colonial do império espanhol, que fez com que surgisse um sentimento emancipacionista nas elites coloniais que se aproveitaram do momento de crise do império com as invasões napoleônicas para tomar o poder das colônias.
Saiba mais sobre "Agitação Política nas Colônias Espanholas" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3423479
#SPJ2