Respostas
Resposta:
O ácido sulfúrico é um ácido forte e corrosivo, também chamado ácido de bateria ou óleo de vitriolo. É uma das substâncias mais usadas pela indústria e por isso é utilizado como indicador de potência industrial de um país.
Características
Na temperatura ambiente, o ácido sulfúrico é líquido, com temperatura de fusão de 10,38 °C e temperatura de ebulição igual a 337 °C, viscoso, incolor, inodoro e corrosivo. Sua densidade é de 1,84 g/cm3 e é solúvel em solventes polares, sendo que com a água ocorre uma reação extremamente exotérmica.
Veja também: Processos endotérmicos e exotérmicos
Por isso, um dos cuidados que devem ser tomados ao misturar-se ácido sulfúrico e água é o de sempre adicionar o ácido na água, e nunca o contrário, pois, assim, a liberação de calor é minimizada.
O ácido sulfúrico possui um grau de ionização alto (α = 61%), ou seja, é um ácido forte. Além disso, possui um elevado poder oxidante e desidratante, e por essa razão, é tão perigoso, pois pode chegar a carbonizar compostos orgânicos, como tecidos de organismos vivos.
Na natureza, o ácido sulfúrico pode ser encontrado na forma diluída, por causa da sua alta solubilidade em água, na chuva ácida e em águas provenientes de fontes minerais que possuem sulfetos, como o sulfeto de ferro.
Saiba mais: Ponto de fusão e ebulição
Explicação:
Resposta:
Os vapores liberados pelo ácido sulfúrico são bastante prejudiciais, principalmente se inalados em grandes quantidades, provocando irritação dos olhos e das vias respiratórias.
A formação do ácido sulfúrico eleva o pH da chuva, formando a chamada chuva ácida, que causa danos ao meio ambiente, como poluição das águas superficiais, morte de peixes e corrosão de árvores e outros vegetais.