Respostas
resposta:
A Península Ibérica onde se formaria Portugal atraiu vários povos, foi habitada pelos iberos, vindos do norte da África e por mercadores de origem fenícia e grega.
No século VI a.C., entraram na península os celtas, procedentes da Gália – atual França. Suas tribos espalharam-se pelo território, principalmente na região do rio Tejo.
Em 206 a.C., a península Ibérica passa ao controle de Roma, permanecendo administrada e dirigida por Roma até o século V de nossa era. O cristianismo é imposto como religião oficial.
Com o tempo, as várias etnias se misturam e se confundem. O território foi dividido em três províncias: Terraconense, Bética e Lusitânia.
Os “bárbaros” germanos (vândalos e suevos) chegam e retalham a região. A Lusitânia é ocupada pelos suevos, que fundam um reino independente a noroeste do Tejo.
Nesse período aparece pela primeira vez a denominação, Porto Cale (porto fiscal na entrada do rio Douro) onde hoje se acha a cidade do Porto.
Em 585 é a vez dosvisigodos, (também germanos). Fixam-se na região, mas seguem a administração romana da península.
Os visigodos espalham-se pelos campos, retendo para si grandes extensões de terra. Nas cidades adotaram o luxo das cortes romanas. Em 589, se convertem ao cristianismo.