A sequência das funções do administrador forma o ciclo administrativo. Essas funções integram o processo administrativo, mais do que uma sequência cíclica, elas estão intimamente relacionadas e em uma interação dinâmica. Assinale a opção que contempla as funções interativas do ciclo administrativo. Planejamento, organização, direção e controle Previsão, coordenação, organização e gestão Planejamento, previsão, interação e decisão Planejamento, previsão, flexibilidade e decisão Planejamento, controle e feedback
Respostas
Resposta:
As funções administrativas PODC têm origem na Teoria Neoclássica, de Peter Drucker. Para a teoria neoclássica, as quatro funções básicas do administrador são PODC: planejamento, organização, direção e controle → rotina administrativa.
As quatro funções básicas constituem o processo administrativo, que vai além do ciclo administrativo, pois é dinâmico, interativo e cíclico.
Os 4 elementos podem ser entendidos a partir de um enfoque processual, em que os elementos são considerados de maneira conjunta. E também podem partir de um enfoque funcional, em que cada um dos 4 elementos é uma função do administrador, fazendo parte de sua rotina administrativa.
Administrar é estabelecer metas — desdobrar resultados — e operacionalizar o seu alcance: planejando, organizando, dirigindo e controlando pessoas e recursos. PODC são funções de administração: as partes do processo administrativo.
O processo administrativo é uma sequência de funções que se sucedem; é uma forma de conduzir as atividades; é a maneira como a administração alcança seus objetivos (de forma eficaz).
As funções PODC fazem parte do processo administrativo e são inter-relacionadas. O objetivo final é alcançar resultados eficientes e eficazes. A eficiência é alcançada alocando os recursos certos, nos lugares certos e da maneira certa.
O processo administrativo é cíclico e encandeado, há uma sequência:
→Planejamento → Organização → Direção → Controle → Planejamento
O processo é cíclico (se repete), dinâmico (possibilidade de retroação — retorno a um ponto anterior) e interativo (flexível, interage e se ajusta ao meio). A partir desta perspectiva, o processo administrativo não tem um início ou um fim definidos.
O processo administrativo pode ter enfoque processual ou enfoque funcional.
Enfoque Processual
Processo administrativo, em que PODC (planejamento, organização, direção e controle) são as etapas de um processo que deve produzir um resultado.
Características do processo administrativo, a partir do enfoque processual: continuidade (processo é cíclico — não tem início e fim definidos, pois o processo é contínuo e cíclico), dinamicidade, flexibilidade (associada à capacidade de adaptação — ação e retroação), organicidade (capacidade de adaptação a diferentes cenários, mesmo processo administrativo, mas que se adapta ao contexto), interatividade (entre as atividade PODC, cada atividade interage com as outras), sistematicidade (atividades ocorrem sempre da mesma forma, seguindo normas e regras pré-estabelecidas), intra atividade (dentro de cada processo, há atividades que se subdividem em outras).
Enfoque Funcional
Segundo o enfoque funcional, as partes que compõem o processo administrativo — a saber, PODC: Planejamento, Organização, Direção e Controle — são funções do administrador. Função planejamento, função organização, função direção e função controle. São as rotinas administrativas.
Entender as funções administrativas de maneira separada é o enfoque funcional. Mas, deve-se atentar que estas funções podem ser separadas, mas não isoladas!
É possível entender cada função de maneira individual.
As Funções do Administrador — Enfoque Funcional
As funções da Administração são as mesmas independente do contexto — ou seja, não variam de acordo com o nível hierárquico do administrado, nem com o tipo de organização. Planejamento, Organização, Direção e Controle estão sempre presentes em qualquer setor, tipo de empresa, etc. É o trabalho do Administrador: PODC.
Image for post
Funções Administrativas PODC: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar
Planejamento
Dentro das organizações, a motivação é estudada, estimulada e controlada — é intencional. Várias estratégias são empregadas para motivar os funcionários e prever comportamentos.
Liderança:
liderança = influência
Liderança é a capacidade de exercer influência e depende da relação entre os indivíduos — do líder com os liderados. A liderança é um processo que acontece via comunicação interpessoal, com exercício de influência. Liderança precisa de pessoas, influência, poder, autoridade e de contexto. Liderança é um fenômeno social que depende da relação entre as pessoas, da capacidade de influência e da situação.
Capacidade de liderança está relacionada com influência. Influência é fazer com que as pessoas façam aquilo que não fariam sem a presença da influência e do líder. Influência é aquilo que faz mudar o comportamento. Líder é a pessoa que exerce influência sobre as outras pessoas e faz com que elas mudem o comportamento.
Liderança também está relacionada ao poder — o poder é utilizado para influenciar o comportamento das pessoas. O poder (e a liderança) ocorre em uma situação específica. Importante não confundir chefia (cargo) com autoridade nem liderança com poder. A influência gera a