Respostas
Boa Noite,
Aqui está a resposta
A reprodução humana é um processo bastante complexo que, para acontecer naturalmente, depende de uma série de fatores que envolvem tanto o organismo feminino quanto o masculino. Seu modo natural de ocorrência é por meio da relação sexual, embora existam diversas situações em que os casais não conseguem engravidar.
Na Medicina, a área da reprodução humana se responsabiliza por auxiliar esses casais que, por algum motivo, têm dificuldades para iniciar sua jornada na maternidade e paternidade. Isso pode acontecer por diversas razões, que incluem alterações que podem estar presentes no organismo feminino, no masculino e até mesmo em ambos.
Células humanas se dividindo depois da fecundação
Imagem: Shutterstock
Quando um casal apresenta dificuldades para engravidar naturalmente, portanto, o ideal é procurar um especialista em reprodução humana para avaliar o caso de maneira individualizada. Com base em exames e diagnóstico do caso, este profissional poderá indicar a metodologia mais adequada para que o casal consiga engravidar — que pode ser tanto o tratamento de uma condição específica ou por meio da reprodução assistida.
Infertilidade: o que é e quais são as causas?
Um casal passa a ser considerado infértil se não houver uma gestação após pelo menos 1 ano de relações sexuais frequentes e sem uso de contraceptivos. Estima-se que cerca de 15% dos casais enfrentem alguma dificuldade para engravidar, o que pode estar associado a fatores tanto masculinos como femininos ou ser resultado de uma combinação de causas.
O diagnóstico é feito após a realização de exames e análises clínicas que podem identificar o que está impedindo a gravidez. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% dos casos de infertilidade têm a causa do problema originada no organismo masculino — o que pode estar relacionado a uma doença, a alterações no DNA espermático ou a condições externas relacionadas ao estilo de vida do paciente.
Em geral, os principais fatores de infertilidade masculina são:
Varicocele;
Causas genéticas;
Infecções ou traumas;
Hábitos de vida considerados prejudiciais à saúde (tais como tabagismo, sedentarismo e obesidade);
Fragmentação do DNA espermático;
Criptorquidia (quando os testículos não descem completamente);
Exposição a ambientes tóxicos.
A infertilidade feminina, por sua vez, é responsável por outros 40% dos casos de infertilidade conjugal. As causas também são bastante variáveis, e os principais fatores de infertilidade da mulher são:
Idade acima dos 35 anos;
Deficiência na ovulação;
Menopausa precoce;
Obstrução nas trompas;
Fatores genéticos;
Malformações uterinas.
Os demais casos de infertilidade são considerados de causa desconhecida. O tratamento vai depender diretamente dos fatores identificados, demandando avaliação criteriosa do especialista em reprodução humana.
BONS ESTUDOS E QUE DEUS TE ABENÇOE!
ESPERO TER LHE AJUDADO!