• Matéria: História
  • Autor: ana317
  • Perguntado 9 anos atrás

comente as consequências da Revolução Indústrial com relação à situação do trabalhador nas primeiras fábricas.

Respostas

respondido por: stermachado02
4
Os trabalhadores eram intensamente explorados. Além de trabalharem horas e horas em condições precárias, sob supervisão de capatazes, eles também recebiam muito pouco, uma renda que não deixava eles ascenderam economicamente, só sendo suficiente para a compra de alimento. Isso servia para mantar o proletariado trabalhando, já que se os donos pagassem pouco, eles estariam obrigando os trabalhadores a voltarem no dia seguinte para obter mais um pouco para ter o minimo para viver, mesmo em péssima condição de trabalho.
A necessidade de mão de obra, e a ganância levavam até mulheres e crianças a trabalharem, pois seus serviços saiam muito mais baratos à burguesia


ana317: brigada
respondido por: EdmaradosSantos
3
O trabalho manual foi desvalorizado, pois passou a ser substituído por máquinas, tornou-se repetitivo, ou seja, se um trabalhador tinha a função de bater um prego, era só isso que ele iria fazer. As fábricas eram muito ruins para serem locais de trabalho, tinham iluminação e ventilação ruins, não havia segurança para os funcionários, os operários trabalhavam em média 16 horas por dia, sem direito à descanso e sem férias, o salário era muito baixo, mulheres e crianças trabalhavam com o mesmo ritmo que os homens, mas com o salário muito inferior ao deles.

ana317: obrigada :)
EdmaradosSantos: De nada :)
Perguntas similares