como era a vida das mulheres e crianças nesse período ? descreva também, as semelhanças e diferenças na vida das crianças e mulheres do período da revolução industrial para a atualidade?
Respostas
Resposta:
O trabalho feminino e infantil foi uma das características mais marcantes da Revolução Industrial.
A concepção era de que as crianças pobres deveriam trabalhar, porque o trabalho protege do crime e da marginalidade, uma vez que o espaço fabril era concebido em oposição ao espaço de rua, considerado desorganizado e desregulado. Além disso, o trabalho das crianças permitia um aumento da renda familiar, ao mesmo tempo em que podia ser visto como uma escola, a escola do trabalho.
As crianças eram utilizadas nas fábricas e nas minas de carvão, sendo que muitas morriam devido ao excesso de trabalho, da insalubridade do ambiente e da desnutrição, trabalhavam até 18 horas por dia, sob o açoite de um capataz que ganhava por produção.
A mulher também foi obrigada a encarar o trabalho fabril, pois os salários dos trabalhadores masculinos, que eram considerados chefes de família, foram profundamente achatados e não garantiam mais a subsistência familiar. Isto mudou radicalmente a vida das mulheres, já que elas passaram a executar dupla jornada de trabalho. No âmbito doméstico continuaram a cumprir com as funções de reprodução e, na fábrica passaram a desenvolver as atividades precarizadas em funções multitarefas. As mulheres, assim como os homens operários, eram condenadas ao trabalho em razão das necessidades impostas pela subsistência.
As diferenças entre crianças e mulheres eram somente no salário e nos locais de trabalho.
Explicação:
Está tudo explicado acima.
ESPERO TER AJUDADO!