• Matéria: História
  • Autor: Filhodocleo
  • Perguntado 6 anos atrás

1- Com a expansão marítima espanhola e as disputas travadas com Portugal, surgiu a necessidade de uma série de acordos entre os dois reinos. Apresente quais foram os principais acordos e o que eles previam. 2- "Agora vejo que vós outros sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos para chegar aqui. Trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também? Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que, depois de nossa morte, a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados." - O contato entre os viajantes europeus e as populações indígenas foi marcado pela oposição entre modos de vida. O documento apresentado evidencia a percepção de tempo do tupinambá. Segundo o texto acima, o que esse povo crtica no modo de vida europeu? 3- Podemos considerar o mito do El Dorado em duas perspectivas básicas, independentes e, ao mesmo tempo, intrínsecas: as expedições de busca e as narrativas documentais. A primeira foi influenciada principalmente por motivos simbólicos da mentalidade europeia, enquanto as narrativas foram estabelecidas em evidências históricas (cultos indígenas) em confluência intrínseca com mitos europeus. É evidente que, em diversas ocasiões, ambas as perspectivas fundiram-se, e muitas expedições eram organizadas a partir da popularização de relações impressas. Mas as simbolizações do ouro e a sua busca já estavam presentes antes mesmo da formação histórica do mito do El Dorado. A) De acordo com o que você estudou, no que consiste o mito de El Dorado? B) De acordo com o texto, os europeus passaram a ir em busca do ouro nas Américas após a popularização do mito de El Dorado? Justifique sua resposta.

Respostas

respondido por: aaanah
3

Resposta:

A) El dorado é uma antiga lenda indígena da época da colonização da América e atraiu muitos aventureiros europeus. A lenda falava de uma cidade que foi toda feita de ouro maciço e puro, além de ter muitos outros tesouros na cidade.

B) Eu não entendi muito bem essa desculpe..

Explicação:

respondido por: nataliafransantos
2

1 ) Os principais acordos feitos entre Portugal e Espanha foram o Tratado de Toledo (1480), o Tratado da Bula Inter Coetera (1493) ,Tratado de Tordesilhas (1494) e o Tratado de Madri (1750).  

O Tratado de Toledo realizou a divisão do mundo através de um paralelo (linha imaginária horizontal), com referência às Ilhas Canárias onde as terras encontradas ao norte do paralelo pertenceriam à Espanha e ao sul do paralelo pertenceriam a Portugal.

 

A Bula Inter Coetera (decreto Papal),  tinha como referência a ilha de Cabo Verde.  Assim à  100 léguas a oeste desta Ilha marítima seria estabelecida uma linha imaginária vertical, onde as terras localizadas a oeste desta linha marcação, pertenceriam à Espanha e a leste à Portugal. O Papa era espanhol o que favoreceu a divisão do mundo para a Espanha.  

 

Através do Tratado de Tordesilhas ficou estabelecido um meridiano em que as terras à 370 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde pertenceriam à Espanha e a parte leste pertenceriam a Portugal.  

Este tratado substituiu a Bula Inter Coetera. Ele foi feito  por pressão dos  portugueses em acreditar que estavam em desvantagem na partilha da descoberta de novas terras.

O Tratado de Madri redefiniu o território das colônias americanas. De acordo com este tratado, as terras pertenceriam àqueles que as ocupassem favorecendo desta maneira a ocupação feita pelos colonos portugueses.  

O princípio deste tratado é baseado no princípio do UTI POSSIDETIS   (direito de posse).  A ocupação dos colonos portugueses em terras espanholas foi legalizada a partir da utilização deste princípio.

 

2)  Povo Tupinambá critica o modo de vida europeu baseado na ganância e no trabalho excessivo para o acúmulo de bens materiais que atravessaram os mares em busca de riquezas materiais como ouro e prata nas Américas.  

 

3)  

a) O El Dourado era um lugar mágico e perdido  que estava no imaginário dos povos portugueses e espanhóis. Era o lugar incrível onde tudo era feito de ouro maciço: das roupas do imperador até cada detalhe mínimo da cidade.  

 

b) Está correta a afirmativa. Com a popularização do mito do El Dourado vários aventureiros foram  encorajados pela possibilidade de acumular grandes riquezas e vitórias,  saindo em busca desta cidade perdida que poderiam realizar seus sonhos de enriquecimento.  

A maior motivação para as expedições era a possibilidade do enriquecimento rápido e também da simbologia que o ouro representava para alguns povos como encantamento pelo metal dourado e também sua simbologia que representava para algumas culturas a perfeição e a imortalidade.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/38881492

Anexos:
Perguntas similares