• Matéria: História
  • Autor: juliasouzasantos10
  • Perguntado 6 anos atrás

ME RESPONDAM POR FAVOR


O historiador francês Georges Duby fez uma descrição dos problemas decorrentes da Peste Negra, que ocorria na Europa, por volta do século XIV:

Ela era transmitida essencialmente pelos parasitas, principalmente as pulgas e os ratos. Era uma doença exótica, contra a qual os organismos dos europeus não tinham defesas. Veio da Ásia pela rota da seda. Veja: a epidemia, essa catástrofe, é, portanto, também um dos efeitos do progresso, do crescimento. O comércio europeu desenvolvera-se, os negociantes genoveses e venezianos partiam para negociar até os confins do Mar Negro e lá entravam em contato com os mercadores vindos da Ásia. Foi da Criméia, onde entrepostos genoveses estavam instalados, que um ou mais navios trouxeram o germe da peste para o Mediterrâneo. Primeiramente, eles fizeram escala na Sicília, e o sul da Itália foi atingido no início de 1347. (...) A doença espalhou-se, de uma maneira fulminante, por quase toda parte (...) durante o verão de 1348, entre os meses de junho e setembro, um terço da população europeia sucumbiu. Imagine, atualmente, a região parisiense: doze milhões de habitantes; um terço, ou seja, quatro milhões de mortos em três meses! Não se sabia onde colocá-los. Um dos problemas era enterrá-los. Não havia mais madeiras para fazer os caixões. Como resistir? (...) As categorias sociais mais poupadas (...) viviam em melhores condições de higiene, isto é, os ricos.
Duby, Georges. Ano 1000 ano 2000: na pista de nossos medos. São Paulo:Unesp, 1998, p.81-86.

1) Explique a afirmação do autor: "a epidemia é, portanto, um dos efeitos do progresso.":

2) As doenças provocaram muitas mortes em vários períodos da história da humanidade. E nos dias atuais, quais são as doenças que mais atingem a população? O que podemos fazer para evitá-las?

3) Discuta esta afirmação. No passado, a Peste Negra atingiu muitas pessoas, as quais foram discriminadas e isoladas do meio social por serem acusadas de trazer o mal. Hoje, algumas doenças, também geram discriminação e preconceito.

4) Estamos vivendo a pandemia do Covid 19. Quais estão sendo os efeitos da pandemia na vida de vocês?

Respostas

respondido por: CoelhaBabyGirl
2
1- é consequência do progresso pois naquele tempo a Europa estava em desenvolvimento, está escrito lá que os caras viajaram e trouxeram a doença de um lugar para outro, é o que temos hoje na pandemia, se espalhou por conta das viagens, das indas e vindas das pessoas de um lugar para o outro.

2- atualmente o corona vírus, nos esquecemos das outras doenças existentes. Creio que a prevenção para o corona vírus você já sabe, máscara, isolamento, evitar aglomerações, álcool etc. mas no Brasil (além do COVID-19) temos muitas mortes por dengue, chicungunha e zica, mas o que mais mata é a dengue mesmo. Existe vacina para se previnir da dengue, e o governo deve levar informação a essas pessoas de que é de extrema importância se vacinar, também devemos tirar a água de vasos de plantas, sacolas plásticas, garrafas, pneus e etc, se cada um fizesse sua parte não teríamos tantas mortes.

3- sim, AIDS por exemplo e entre outras DST’s geram preconceito, o que leva a revolta de pessoas com essas doenças, fazendo as mesmas colocarem agulhas contaminadas em bancos de cinemas, parques e entre outros, para que os que os julgavam aprendam a lição.

4- (resposta pessoal) não estamos aprendendo muito as matérias da escola, muitos largaram a escola por preguiça pois não tinham obrigação de ir à escola, então resolveram tirar férias esse ano todo, pessoas com doenças mentais como ansiedade e depressão estão piorando por conta do isolamento social.
Perguntas similares