O desenho analisado como linguagem se constitui uma ferramenta do conhecimento e leva a criança a percorrer novos caminhos e apropriar-se do mundo. A criança ao desenhar demonstra relações do seu mundo interior com o exterior, adquirindo e reformulando conceitos, aprimorando suas capacidades, envolvendo-se afetivamente e operando mentalmente. Ao fazer isso a criança externaliza sentimentos e expressa pensamentos. HANAUER, Fernanda. Riscos e rabiscos: o desenho na educação infantil. Revista de Educação do Ideau, Rio Grande do Sul, v. 6, n. 13, p. 1-13, 2011. Adaptado. Considerando a comunicação apresentada pela criança por meio do desenho, analise as afirmativas a seguir: I. O ato de desenhar é sempre uma forma da criança registrar, contar e de explicar. II. O ato de desenhar demonstra o conhecimento da criança, mas não transpõe significado. III. A criança não deve ser mediada em seu processo criativo, pois o mediador pode bloquear a criatividade. É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
letra D II e III apenas.
respondido por:
5
Resposta: Alternativa 2
Explicação:
"A partir do momento em que a criança inicia o desenho, faz o primeiro traço no papel, já está a iniciar o jogo, transpondo os seus sentimentos, desejos e emoções, positivas ou negativas, “tirando-as” do interior para o exterior, sendo um meio de comunicação para a criança (LUQUET, 1979,p.60). "
Neste sentido o ato de desenhar para a criança é o momento de entrega, de conversas informais e de relatos das produções individuais, das emoções, das sensibilidades e das trocas de vivências. É projetar sobre o papel seus desejos, anseios, vontades e a idealização de algo que sai do comum para o imaginário com o toque de realidade.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás