1. (UEFS) O esquema a seguir representa o processo de biomagnificação ao longo dos diferentes níveis tróficos de uma cadeia alimentar, gerado através da poluição por mercúrio, em ambientes aquáticos. Considerando as informações pertinentes a esse tipo de impacto ambiental, é correto afirmar: (A) A contaminação por mercúrio afeta mais intensamente os organismos dos níveis iniciais das cadeias alimentares. (B) Os decompositores são os únicos organismos livres da contaminação por mercúrio devido ao papel de recicladores que desempenham nas cadeias alimentares. (C) Através de relações alimentares, o mercúrio é transferido para outros níveis tróficos e, por não ser degradado pelos organismos, acumulam-se principalmente nos níveis mais afastados dos produtores. (D) O processo de biomagnificação ocorre pela transferência do MeHg acumulado no primeiro nível trófico para os consumidores, sendo que, quanto mais curta a cadeia trófica, maior será a concentração acumulada pelo consumidor. (E) Por produzir o seu componente orgânico, os seres fotoautótrofos estão isentos da contaminação por mercúrio e, por isso, não servem como veículos de propagação desse poluente para outros níveis tróficos das cadeias alimentares. 2. O poluente atmosférico que se liga permanentemente às moléculas de hemoglobina impossibilitando-as de transportar oxigênio às células é o: (A) ozônio (B) hidrocarbonato (C) dióxido de enxofre (D) dióxido de carbono (E) monóxido de carbono 3. A cólera é uma doença infecciosa aguda, caracterizada por febre, vômito e diarreia. O agente causador é a bactéria Vibrio cholerae, que é principalmente transmitida pela: (A) picada do mosquito Aedes aegypti. (B) contaminação fecal da água e dos alimentos. (C) ingestão de carnes mal cozidas, com cistos. (D) pele, através do contato com as larvas. (E) inspiração dos esporos que atingem os pulmões. 4. (PUC-PR) A maior parte dos rios que deságuam na Baía de Guanabara apresenta elevada carga de poluição, em função de grande densidade populacional existente na sua bacia contribuinte. No entanto, a carga de poluição pode variar, já que esta depende da proporção existente entre a quantidade de poluentes e a vazão do rio que a recebe. A diferença na qualidade de água do Rio São João de Meriti (extremamente poluído) e do rio Guapimirim (pouco poluído) – ambos desaguando na Baía de Guanabara – ilustra esta questão. Neste sentido, considerando-se: I. A vazão do rio, II. A quantidade de poluentes que este recebe, III. A poluição do rio, Constata-se que (A) Se I aumenta e II é constante, III tende a diminuir. (B) Se II reduz e I aumenta, III tende a aumentar. (C) Se I diminui e II é constante, III tende a diminuir. (D) Se I e II aumentam, III tende a diminuir. (E) Se I e II diminuem, III tende a aumentar.
Respostas
Resposta:
C) Através de relações alimentares, o mercúrio é transferido para outros níveis tróficos e, por não ser degradado pelos organismos, acumula-se principalmente nos níveis mais afastados dos produtores.
1. Na biomagnificação, os níveis mais afastados apresentam maior acúmulo do mercúrio. Alternativa C.
A biomagnificação trófica é um processo desencadeado pelo excesso de substâncias não metabolizáveis pelos seres vivos de um determinado ambiente, como metais pesados.
Como exemplo podemos citar a contaminação de ambientes aquáticos por metal pesado. Os peixes e outros organismos que vivem naquela comunidade vão ser intoxicados por essas substâncias e não vão conseguir metabolizá-las para eliminar do seu corpo. Com isso haverá um aumento da concentração do composto tóxico em seu organismo.
Conforme a cadeia trófica for seguindo e um animal se alimentando de outro, essa concentração tende a aumentar ao longo da cadeia, causando uma contaminação generalizada. Assim, o último nível estará com maiores concentrações do que os níveis iniciais.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/46792594
2. O monóxido de carbono liga-se às hemoglobinas de forma irreversível causando asfixia. Alternativa E.
O transporte de gases no sangue humano ocorre por meio de uma proteína, a hemoglobina, que tem afinidade de ligação pelo CO2 (dióxido de carbono) e pelo O2 (oxigênio).
Assim, ela obtém O2 nos pulmões e leva até os tecidos diversos, onde vai trocar por moléculas de CO2 para levar até os pulmões e soltar, para que sejam eliminadas para o meio a partir da expiração.
Porém, quando inspiramos CO (monóxido de carbono), essa molécula se liga à hemoglobina de forma irreversível, ou seja, ocupa todos os sítios de ligação aos quais o oxigênio se ligaria. Como essa ligação é muito forte, ela não se desfaz e o sangue não consegue transportar oxigênio, levando o indivíduo à asfixia.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/6431343
3. A forma de transmissão da cólera é fecal-oral, ou seja, por meio de água contaminada com o vibrião que chega aos alimentos. Alternativa B.
A cólera é uma doença bacteriana, cujo agente etiológico é o Vibrio cholerae e é transmitido de maneira fecal-oral, o que significa que um indivíduo contaminado elimina a bactéria pelas fezes. Em locais com saneamento básico precário, a água que abastece as comunidades se torna contaminada com a bactéria e assim infecta outras pessoas por meio dos alimentos e ingestão direta.
Essa doença causa diarreia e importante desidratação, e devido à sua forma de transmissão é mais comum em locais de baixas condições socioeconômicas.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/8060850
4. Quando I aumenta e II é constante, a poluição (III) tende a diminuir. Alternativa A.
Nessa questão temos três elementos a analisar: I é a vazão do rio, II é a quantidade de poluentes que ele recebe e III é a poluição do rio, ou seja, a "soma" de I e II.
Sendo I a água do rio, sem os poluentes, podemos afirmar que é o solvente.
Sendo II apenas os poluentes que são despejados no rio, podemos afirmar que é o soluto.
E III é a soma de I e II, portanto é a solução. Assim, quanto mais solvente em uma quantidade constante de soluto, tem-se que a solução é cada vez menos concentrada. Ou seja, a poluição tende a diminuir.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/26213436