3-qual a relação entre nós,brasileiros, e,os romanos ?explique? 5-explique o modo de produção da civilização romana . 6-Comente a divisão da sociedade romana e quais as atribuições de cada grupo social . 7- Comente sobre a principal instituição política da sociedade romana .
Respostas
Resposta:
3-qual a relação entre nós,brasileiros, e,os romanos ?explique?
R.
A república no Brasil veio para por fim a ligação monárquica que o Brasil tinha com Portugal.
Porém, analisando a história mundial durante os séculos, podemos observar que existia um outro governo que também tinha a república como organização, a República Romana.
Dentre distinções e semelhanças, podemos destacar tais semelhanças entre a República Brasileira e a República Romana: Em ambas tivemos diversos problemas sociais. Em Roma, por exemplo, escravos e plebeus não tinham direitos, característica que observamos também no Brasil. Outro ponto que chama atenção é que nas duas os cargos eram/são vitalícios.
5-explique o modo de produção da civilização romana .
R. A estrutura social que se erigiu nessa civilização teve como base principal os patrícios e os plebeus. Além desses, havia ainda os clientes, os escravos e os proletários.
6-Comente a divisão da sociedade romana e quais as atribuições de cada grupo social .
- Patrícios: descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma, os patrícios eram proprietários de terras e ocupavam importantes cargos públicos.
- Plebeus: formavam a maioria da sociedade romana. A Plebe era composta basicamente por pequenos comerciantes, artesãos e outros trabalhadores
- Clientes: embora livres, os clientes viviam "presos" aos patrícios, pois possuíam uma forte relação de dependência. Esta classe era formada basicamente por estrangeiros e refugiados pobres.
- Escravos: camada sem nenhum direito social em Roma. Os escravos eram, em sua grande maioria, presos de guerra. Eram vendidos como mercadorias para patrícios e plebeus e não recebiam pagamentos pelo trabalho, mas apenas comida e roupas. Executavam tarefas pesadas e também serviam como serviçais domésticos.
- Libertos: ex-escravos que obtinham a liberdade por concessão de seus proprietários, por abandono ou até mesmo pela compra própria da liberdade. Geralmente trabalhavam para seu ex dono.
7- Comente sobre a principal instituição política da sociedade romana .
As instituições da República Romana eram essencialmente comandadas pelos patrícios. A principal e mais poderosa instituição da República Romana era o Senado. Os membros que compunham o senado eram os homens mais velhos das famílias tradicionais de Roma. Ao todo, somavam-se 300 senadores. No senado estava concentrada grande parte do poder da Antiga República Romana.
Explicação: