Respostas
Huckleberry Finn e Tom Sawyer, numa das suas fantásticas aventuras, ficam ricos, ao descobrirem uma grande quantia de dinheiro que havia sido roubado. Esta descoberta vai naturalmente mudar a vida de Huckleberry Finn.
Não tardou até que Huck se visse obrigado a fugir do seu pai, alcoólico inveterado, que não via a hora de pôr as mãos no dinheiro do filho. Este é o mote para mais uma incrível viagem no Mississípi, na companhia de Jim, um escravo pacífico e ingénuo que tenta alcançar a liberdade no norte dos Estados Unidos.
As Aventuras de Huckleberry Finn assinalou um novo regresso do autor às suas memórias. A ironia, o humor e a crítica social são as marcas do incontestável talento de Mark Twain.
«Este livro é, acima de tudo, muito divertido, e é por isso que constitui uma leitura tão agradável e viciante - diria até que essencial para todos os jovens que gostam de ler, porque nos faz crescer enquanto pessoas e leitores.» in Introdução de João Reis
A Coleção Tesouros da Literatura, da qual este livro faz parte, oferece uma cuidada seleção de obras infantojuvenis aclamadas universalmente, muitas das quais são recomendadas pelas Metas Curriculares de Português e pelo Plano Nacional de Leitura.
Mark Twain
Mark Twain, pseudónimo de Samuel Langhorn Clemens, nasceu na Florida, em 1835. Aos quatro anos, a sua família mudou-se para Hannibal, uma pequena cidade à beira do Mississípi.
Quinze anos depois, após a morte de seu pai, abandonou a escola e começou a trabalhar como tipógrafo e assistente editorial. Em 1856, tornou-se piloto fluvial, começou a escrever textos de humor e encontrou o pseudónimo pelo qual ficou conhecido, «Mark Twain».
Mark Twain foi um aventureiro nato e a sua própria vida serviu de inspiração para a sua obra. Considerado o pai da literatura americana, é, segundo William Faulkner, «o primeiro escritor verdadeiramente americano, e todos nós apenas os seus herdeiros».
Outro grande escritor, Ernest Hemingway, elogiou o autor e referiu mesmo que «toda a literatura moderna americana vem do livro de Mark Twain As Aventuras de Huckleberry Finn. Toda a literatura americana vem daí. Nada foi feito antes. Nada tão bom foi feito depois.
Resposta:
Exposição
Huck é um órfão vivendo com Miss Watson. Ele está extremamente entediado e não suporta estar lá. De repente, Pap aparece e quer Huck e sua fortuna.
Conflito
Huck é forçado a viver como um prisioneiro com seu Pap. Bêbado. Ele finge sua morte para escapar. Depois disso, Huck é deixado para sobreviver por conta própria.
Crescente ação
Huck finge sua própria morte e escapa pelo rio, onde encontra Jim, um escravo fugitivo. Eles se tornam uma equipe e mover para baixo do rio para trazer Jim à liberdade. Huck e Jim salvam dois rapscallions, o rei eo duque. Huck está enojado com suas ações furtivas e determinado a encontrar uma maneira de escapar deles. O rei e o duque vendem secretamente Jim à tia e ao tio de Tom Sawyer. Tom e Huck passam semanas trabalhando juntos em um elaborado plano para libertar Jim.
Clímax
Tom e Huck seguem com o plano, eles são disparados como eles fugir. Tom fica ferido, e Huck encontra um médico para ajudá-los.
Queda de Ação
Tom acorda em casa e orgulhosamente revela todos os detalhes da grande aventura da fuga de Jim. Ele fica desapontado quando ouve que Jim foi recapturado.
Resolução
Huck aprende que Jim já é um homem livre e seu Pap morreu. A mãe de Tom, tia Polly, concorda em adotar Huck e vai civilizá-lo.