Respostas
Resposta:
Gerir uma propriedade rural não é uma tarefa fácil, requer habilidade, sabedoria, contabilidade e muito empenho. Os problemas que o produtor rural pode enfrentar em seu negócio muitas vezes parecem ser até mesmo desproporcionais, implicando um grande nível de dificuldade para se encontrar uma solução. Gerenciamento de pessoal, produção e armazenagem, gestão dos implementos agrícolas, consumo de energia, desperdício e variações climáticas são apenas alguns dos problemas que a ausência de um planejamento estratégico pode agravar.
Continue lendo o post de hoje para entender quais são os maiores desafios que o produtor rural enfrenta e como sua gestão pode ser simplificada.
1. Gerenciamento de pessoal
Levando em consideração que o produtor rural precisa se preocupar com todas as questões envolvidas em sua propriedade e que possam afetar o desempenho de sua produção, ter que se preocupar com gerenciamento de pessoal e recursos humanos torna-se um fardo que ele não deveria carregar. Produtividade por atividade, por equipe, por fiscal, por chefe de roça, são apenas algumas das questões que a gestão de pessoal implica.
Ter que anotar e memorizar tudo isso em papeis ou planilhas não é uma forma prática e segura de gerir um negócio, e os trabalhadores são uma das ferramentas mais importantes em todo o processo de produção agrícola, já que, sem eles, a sua propriedade não gera receita. Portanto, uma gestão de pessoal bem elaborada deve ser uma de suas prioridades.
2. Estoque e armazenamento
O produtor rural também precisa saber administrar de forma minuciosa o estoque de sua produção: não basta produzir uma quantidade elevada e apenas se preocupar em vender tudo o que puder. Existem cronogramas e demandas específicas para cada cliente, portanto é preciso ter controle total sobre a quantidade de cada recurso que sua propriedade tem produzido semanalmente e quanto há em estoque.
Sem o acesso a relatórios específicos, a questão do estoque, armazenamento e rastreabilidade da produção se torna ainda mais complicada.
3. Compras e gestão financeira
Uma das preocupações do produtor rural, sem dúvidas, é a gestão financeira de seu negócio. É preciso lidar com compras de materiais, ferramentas, agrotóxicos, pagamentos de contas de consumo, impostos, faturas e outras despesas. Sem falar que muitas vezes acontecem imprevistos que acabam causando alterações em todo o planejamento financeiro. Sem um sistema que controle e todas essas informações, o trabalho do produtor rural se torna muito mais exaustivo e vulnerável às falhas que podem causar prejuízos.
Como um ERP pode facilitar a gestão de uma propriedade rural?
Lidar com todos esses problemas citados de forma manual é totalmente desnecessário na era da tecnologia. Os avanços tecnológicos trazem soluções tanto para aumentar a produção agrícola, como para o seu gerenciamento. Um ERP especializado em gestão agrícola pode trazer inovação e solução de problemas em uma propriedade rural, pois em um mesmo software existem recursos integrados que facilitam a gestão financeira, de pessoal, estoques, armazenamento, produção, máquinas, colheita, comercialização e muito mais. Um software de gestão agrícola oferece: Compras, estoque e custos, vendas e faturamento, comissões, receitas e despesas, conciliações e saldos bancários, caixa, controle de cheques, boletos bancários, veículos e máquinas agrícolas, abastecimentos, manutenções, caderneta de máquina, caderneta de campo, além de:
UNIDADES PRODUTIVAS
Cadastros das fazendas, lavouras, talhões e roças;
Programação de semeio;
Estimativa de produção.
CULTURAS E VARIEDADES
Registro das culturas e variedades cultivadas por safra.
TALHÕES E ROÇAS
Segmentação da lavoura em talhões ou roças;
Definição da área cultivada e expectativa de produção.
COMANDA DE APLICAÇÃO
Apontamento de aplicação de defensivos e fertilizantes por lavoura, talhão ou roça;
Acompanhamento do custo por aplicações.
CADERNETA DE MÁQUINA
Registre todas as atividades dos implementos agrícolas;
Acompanhe o custo de cada atividade e a produtividade de cada máquina;
Registro de abastecimento.
CADERNETA DE CAMPO
Produtividade por trabalhador agrícola e por equipe.
PRODUÇÕES AGRÍCOLAS
Registro de chuva;
Acompanhamento das colheitas;
Estoque e armazenamento;
Custo agrícola, por fazenda, talhão ou roça;
Acompanhamento entre a produção estimada x realizada;
Produtividade por variedade;
Fechamento de produção.
CONTROLE DE EPI'S
Registro individual das entregas de equipamentos de segurança ao colaborador agrícola;
Controle de estoque de equipamento de proteção individual.
RATEIO AGRÍCOLA
Rateio agrícola por área, horas máquinas, horas trabalhadas, consumo e outros;
ROMANEIO
Flexibilidade para entregas futuras e parciais;
Rastreabilidade por origem (talhão/roça);
Explicação:
Resposta:A maioria dos produtores rurais brasileiro habita e desenvolve atividades econômicas em pequenas e médias propriedade em toda extensão do território,a mão de obra é realizada pelos componentes da família.
Essas propriedades,quase sempre,são desprovidas de recursoso tecnológicos (máquinas agrícolas,ordenha mecanica e insumos agrícolas) e técnicos (suporte técnico de uma profissão como,por exemplo,um agrônomo),desse modo,apresentam niveis baixo de produtividade,apesar disso cerca de 70℅ de todo alimento que abastece o mercado interno brasileiro é derivado dessas propriedades rurais.
Explicação:Espero ter ajudado,bons estudos