cite uma semelhança e uma diferença entre a teoria proposta por Lamark e a teoria de Darwin e wallace
Respostas
Resposta:
A principal diferença entre a teoria lamarckista e darwinista está no mecanismo de adaptação: Para Lamarck, o ambiente gera necessidade de adaptação que desencadeia um esforço do indivíduo de forma isolada, chamado de adaptação ativa.
Já Darwin considera que o ambiente promove condições para selecionar os indivíduos mais adaptados em uma população, promovendo assim uma adaptação passiva.
Explicação:
exemplo:
Hipótese Lamarckista: A traça branca era comum na natureza até a Revolução Industrial, quando fuligem e cinzas das chaminés caiam no ambiente deixando-o galhos e troncos mais escuros. As traças passaram a desenvolver a coloração escura para se camuflar de predadores.
Hipótese Darwinista: No ambiente havia traças brancas e a variação preta que era vista pelos predadores e era caçada. Com a Revolução Industrial, os troncos e galhos de árvores ficaram mais escuros com as cinzas liberadas pelas chaminés e as traças pretas passaram a se camuflar mais facilmente que as traças brancas, que eram caçadas. Dessa forma, as traças pretas ficaram mais comuns que as traças brancas.
Para Lamarck, o meio ambiente causava mudanças diretas no organismo do ser vivo, fazendo-o se adaptar ao espaço em que vive.
Porém, sua explicação para tal adaptação se dava pela lei do uso e do desuso, que consiste em afirmar que os órgãos mais utilizados por um ser vivo é o mais desenvolvido, enquanto os órgãos menos usados tentem a atrofiar e não mais aparecem nas descendências.
A lei da herança dos caracteres adquiridos vai de encontro com a lei do uso e do desuso, uma vez que, para Lamarck, o ser vivo vai se adaptando ao meio em que habita e, à medida que desenvolve seus órgãos, tal desenvolvimento será transmitido à sua prole, como o caso do pescoço da girafa.
Como a girafa teve que se adaptar ao meio, seu pescoço se desenvolveu por conta da necessidade de se comer frutos no alto da árvore. Assim, as gerações de girafas nasceram com os pescoços mais alongados, sendo uma característica hereditária.
Já a teoria naturalista de Darwin defende a evolução das espécies e a seleção natural em meio biológico.
Nessa teoria, a sociedade evoluiria em etapas, igualmente como as diversas espécies, tendo sociedades e grupos sociais que estariam mais aptos a vencer os obstáculos do meio e evoluírem, enquanto outros seriam mais fracos.
A teoria de Darwin, portanto, possibilitou ser pensada em cunho social e teorizada segundo a realidade coletiva social.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/23127130