Respostas
Resposta:
Quando se fala em crianças indígenas, o universo é muito mais amplo do que normalmente o olhar do branco é capaz de captar.
"Algumas pessoas conhecem uma comunidade indígena ou um índio e acham que essa é a realidade indígena brasileira, quando na verdade são mais de 225 etnias ou povos diferenciados entre si. E esses povos falam no mínimo 180 línguas. Então a prática de vida, espiritualidade, tudo totalmente diferente. Acho que seria, hoje, as pessoas verem o mundo asiático e pensar que japonês, chinês, coreano, vietnamita são o mesmo povo."
Vilmar nasceu no Tocantins, em um dos vários povoados da etnia Guarany. Hoje é advogado e atua na causa indígena. Ou causas indígenas, como ele mesmo destacou.
As crianças representam 43% dos cerca de 735 mil indígenas do Brasil. Debater a situação das crianças e dos jovens passa pela sociedade e pelos governos conhecerem tradições de um grupo estereotipado e muitas vezes invisível em suas necessidades, como diz a jovem Jaqueline Ciríaco, do povo Potiguara, na Paraíba.
Explicação: