Reescreva as frases abaixo de forma a evitar a ambiguidade. a) Os atletas olharam-se. b) O menino e a menina machucaram-se. c) Marido e mulher candidataram-se para o concurso.
Respostas
Resposta:
a) "Os atletas entreolharam-se" ou "Cada um dos atletas olhou para si mesmo";
b) "O menino e a menina machucaram um o outro" ou "Tanto a menina quanto o menino se machucaram";
c) "Marido e mulher se candidataram juntos para o concurso" ou "Marido se candidatou para o concurso e sua mulher também".
Explicação:
A ambiguidade ocorre por conta do "se" enquanto partícula reflexiva, que ora aproxima o(s) sujeito(s) da ação e estabelece uma relação entre eles (como é o caso de "os atletas olharam-se" com o sentido de "entreolharam-se"), ora individualiza a ação para cada um dos sujeitos envolvidos (por exemplo, em "cada um dos atletas olhou para si próprio"). Nessas situações, o contexto é essencial, assim como o uso de partículas que destaquem o sentido que você quer passar.
A ambiguidade, a princípio, não é um erro, e na escrita poética cai muito que bem, o problema é nos munirmos dela em textos científicos, onde o que é dito tem significado estrito e deve ser entendido exatamente como foi enunciado (como na famosa dissertação-argumentativa dos temidos vestibulares).