Respostas
A Mata das Araucárias ou Mata dos Pinhais corresponde a uma “mata de transição” brasileira e está situada no Bioma da Mata Atlântica. Ela ocupa parte dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Recebe esse nome uma vez que a região está repleta de pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), conhecido como Araucária.
Fauna da Mata das Araucárias
A Mata das Araucárias é um dos ecossistemas mais ricos em relação às espécies animais e plantas, uma vez que está localizado na Mata Atlântica, um dos biomas com maior biodiversidade do mundo.
É importante destacar que muitos animais sofrem o risco de extinção sendo alguns deles endêmicos da região, ou seja, que vivem e se desenvolvem somente neste tipo de ambiente.
Quanto à fauna, a Mata das Araucárias é um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade de espécies animais. No grupo dos mamíferos, é possível encontrar a onça-pintada, a jaguatirica, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, o tamanduá e várias espécies de saguis.
Já a flora, a Mata das Araucári apresenta uma floresta densa e fechada com inúmeras espécies de vegetais, que é marcada pela presença de árvores de grande porte. Entre as espécies vegetais, que fazem parte da região são: imbuia, cedro, jacarandá, guabiroba, canela, erva-mate, ipês