• Matéria: Ed. Física
  • Autor: larha04
  • Perguntado 6 anos atrás

pesquise e escreva abaixo o nome e mais algumas informações sobre um projeto sócio-esportivo do Brasil​

Respostas

respondido por: jojoTODDYN
3
1

Projeto sócio-esportivo pode ser definido como um modelo de projeto interventivo, com característica principal e determinante a utilização do esporte com fins sociais. Todavia, sua presença nem sempre foi efetiva em nossa sociedade, como na proporção encontrada nos dias atuais. Indícios relevantes apontam que a utilização dos Projetos Sócio-Esportivos fez-se presente e crescente na sociedade brasileira, a partir do momento que diversos problemas emergiram no seio de nossa sociedade, problemas como aumento da mortalidade infantil, crescimento da criminalidade e da violência. Entretanto, deve ser ressaltado que tal problemática atinge como vítimas principais os jovens, expondo o grupo ao que é denominado situação de risco social.

Todavia, o que é risco social? Segundo Le Breton (1995) é uma situação momentânea que oferece risco ao indivíduo. Como enunciamos, os jovens são mais vulneráveis a situação de risco social, pois estão em fase de desenvolvimento e amadurecimento biológico, fatores determinantes para a adaptação ao meio físico e social. Segundo os postulados filosóficos de Karl Marx, o Homem figura como produto do meio, sofrendo as interveniências do meio social onde ele encontra-se inserido. O pensamento exposto por Marx nos direciona a imaginar que essa mesma casuística atinja os jovens, quando expostos a situações de risco social, já que estão em processo de formação, de criação de uma identidade. Vargas (2002) corrobora afirmando que os mais jovens acabam por reproduzir os atos, gestos e ações presenciadas em seu cotidiano e ambiente de convívio.

Entendido o universo de abrangência do risco social, é importante que regressemos a temática referente aos Projetos Sócio-Esportivos. A década de 80 pode ser apontada como a década inicial de implementação das políticas públicas que incluíram o esporte. Nesta década ocorreram mudanças relevantes no cenário esportivo nacional, que contribuíram para o desenvolvimento do esporte e por conseqüência das políticas públicas que envolviam o mesmo. De acordo com Zaluar (1994), nos anos 80, temos o crescimento efetivo das políticas públicas ligadas ao esporte, em contra partida tivemos como apontado anteriormente o crescimento das problemáticas sociais em nosso contexto. É possível afirmar a ocorrência de uma relação diretamente proporcional entre esses dois fatos. Sendo assim, torna-se pertinente depreender que os governantes, utilizaram o esporte como ferramenta de transformação social, assim como asseverado por Tubino (2001), que apresenta uma “nova face” para o esporte. Assim para Tubino (2001), o esporte apresenta-se como instrumento colaborador para o desenvolvimento das crianças, dos adolescentes e dos jovens, sendo propagador de valores éticos e sociais, que contribuem para a formação humana.

Para denotar a interação ocorrida entre esporte e políticas públicas ao logo dos anos 80, um acontecimento tornou-se de grande relevância. De acordo com Art. 217 da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988: “...é dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um”. Este fato corrobora para o desenvolvimento esportivo em todo o país, tendo agora o Estado o dever de prover os meios para o esporte como um direito social.

A análise entre esporte e políticas públicas ao longo dos anos 80, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro, permite observar que indícios remetem aos acontecimentos de maior expressão referente à utilização do esporte pelo Poder Público, surgem a partir do ano de 1985, com a criação de um Órgão Público responsável pela manutenção e regulação dos Projetos Sócio-Esportivos na cidade. O órgão enunciado diz respeito à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SMEL, que até hoje mantém a presente nomenclatura e sua efetividade no que lhe foi designado.

No ano de 1986, pode ser observado, o ganho de importância por parte das ações sociais. Diversas ações sociais são desenvolvidas neste ano, com destaque para o Projeto Recriança, o Projeto Cuca Esperta, que desenvolvia a prática de xadrez, Ginástica na Praça, Capoeira na Rua e a Formação de Equipes nas seguintes modalidades esportivas: Futebol, Basquetebol e Voleibol. Outro ponto significativo ocorrido no ano de 1986 é a criação da Fundação Rio Esporte, que teve atuação efetiva até o ano de 1989.
Perguntas similares