• Matéria: Biologia
  • Autor: mylenamyka7
  • Perguntado 6 anos atrás

O albinismo é a incapacidade, de um animal ou de um indivíduo, de produzir o pigmento chamado melanina. A melanina é um pigmento avermelhado ou negro que normalmente existe na pele, no cabelo e na membrana dos olhos.​ A respeito de uma mulher com pigmentação normal e heterozigótica para o albinismo, pergunta-se:

a) Qual a proporção de seus gametas em que se espera que haja o alelo A?

b) Se ela se casar com um homem albino, quais serão, provavelmente, os fenótipos dos filhos do casal?

c) Se ela se casar com um homem heterozigótico, qual a probabilidade de nascimento de uma criança albina?

Respostas

respondido por: sousaluias
0

Resposta:

5 fatos incríveis sobre o albinismo4m40s

5 fatos incríveis sobre o albinismo

1 de 1

Introdução

O albinismo, também chamado de hipopigmentação - e algumas vezes ainda de acromia, acromasia ou acromatose -, é uma doença ou distúrbio de caráter genético que possui como característica principal a ausência de pigmentos na pele, cabelo e olhos.

Essa doença está relacionada com a produção de melanina, importante composto que garante coloração, principalmente da pele mas também de cabelos e olhos.

O albinismo é considerado uma doença rara, afetando um indivíduo a cada dezessete mil pessoas, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Pode ser encontrada em todo o Reino Animal e, inclusive, uma variação da doença já é observada em espécies do Reino Vegetal.

Por ser uma doença genética resultante de uma mutação, o albinismo, ao contrário do que se pensava, não possui maiores probabilidades de acometer uma raça ou etnia especifica. Dessa forma, todas as etnias podem ser acometidas pelo distúrbio.

A palavra albinismo descende da palavra Albus, que em latim significa branco.

Formação e Atuação da Melanina

A melanina é uma classe de compostos poliméricos que possuem como função garantir a proteção da pele e olhos contra a radiação solar, conferindo, assim, a pigmentação dessas estruturas (pele, olhos, cabelos e pêlos).

A produção de melanina é feita nas células chamadas de melanócitos, que estão localizadas na camada basal da epiderme. A melanina é derivada de um aminoácido chamado tirosina, que sofre polimerização através da enzima tirosinase, presente no complexo golgiense dos melanócitos. Torna-se, assim, um pigmento castanho.

Conversão da tirosina em melanina pela ação da enzima tirosinase.Conversão da tirosina em melanina pela ação da enzima tirosinase.

Portanto, a ausência total ou parcial da enzima tirosinase impede ou dificulta a conversão do aminoácido tirosina em melanina e, dessa forma, acarreta o distúrbio conhecido como albinismo.

Após a produção nos melanócitos, a melanina é transferida para os queratinócitos, outro tipo de célula presente na epiderme, e se distribui por todo o corpo do indivíduo.

Causas e características do albinismo

A doença é resultante de uma mutação presente no gene responsável pela produção da enzima tirosinase, que converte o aminoácido tirosina em melanina. Essa mutação pode acarretar diminuição na quantidade de enzima produzida ou ausência completa da tirosinase.

A característica principal do albinismo, como já mencionado, é a ausência completa ou parcial de pigmento na pele cabelo e olhos, essa ausência é associada a outros distúrbios como comprometimento da visão, fotofobia e astigmatismo. Além disso, a falta de pigmentação deixa o organismo mais suscetível a queimaduras solares, câncer de pele e cegueira.

Caráter recessivo

O albinismo é um distúrbio genético de caráter recessivo. Ou seja, para que uma pessoa seja albina, ambos os pais precisam ser albinos ou pelo menos serem portadores do gene recessivo que confere as características do albinismo.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares