Com base no texto e em seus conhecimentos. Comente como era o Teatro nos períodos abaixo relacionados:
Romantismo:
Realismo e Naturalismo:
Teatro do século XX :
Teatro no dias de hoje:
Respostas
Resposta:
3 – No romantismo, o teatro era voltado para o ser humano, em que as peças falavam de emoção. No realismo e no naturalismo, o teatro mostrava as realidades burguesas e a vida social. O teatro do século XX abordava questões políticas e questões sociais. E atualmente, o teatro é uma arte bem vasta.
Explicação:
Resposta:
3- ROMANTISMO: Ao longo do século XIX, desenvolveu na Europa o romantismo, movimento que envolve uma grande renovação das artes e a maneira de ver o mundo.O teatro romântico é caracterizado por uma vontade de transgressão, materializada na mistura de gêneros e pela combinação de verso e prosa. Um dos temas mais frequentes é o amor, impossível e perfeito, e geralmente é apresentado com um histórico ou lenda. Referências ao poder abusivo e ao surgimento de heróis de origem misteriosa, próximos do mito, de destino incerto devido a injustiças políticas.
REALISMO E NATURALISMO: O naturalismo é frequentemente associado à prática de ar livre (pintando paisagens e outras cenas da vida fora de casa).O naturalismo foi um movimento também de teatro que se desenvolveu no final do século XIX e início do século XX. Refere-se ao teatro que tenta criar uma perfeita ilusão de realidade através de uma série de estratégias dramáticas e teatrais: configurações detalhadas tridimensionais; formas de discurso cotidianas (prosa sobre poesia); uma visão de mundo secular (sem fantasmas, espíritos ou deuses que intervêm na ação humana); um foco exclusivo em assuntos que são contemporâneos e indígenas (sem locais exóticos, mundanos ou fantásticos, nem períodos históricos ou míticos); uma extensão da gama social de personagens retratados; e um estilo de atuação que tenta recriar a impressão da realidade . O realismo surge com o intuito de pôr fim ao movimento romântico, os personagens do teatro realista são pessoas comuns, e, portanto, não idealizadas. Os temas mais recorrentes são ligados ao cotidiano, as fraquezas humanas, e também, aos problemas de ordem social. A linguagem utilizada nos textos de dramaturgia da época é simples, coloquial e objetiva, com o intuito de demostrar a realidade tal qual ela é.
TEATRO NO SÉCULO XX: Os fundamentos estéticos vivenciados no século XIX, entre público e artistas, no âmbito do teatro, foram desafiados e ampliados no século XX, expandindo-se em experiências e inovações teatrais. Naquele momento o “Naturalismo” cênico dominava as convenções teatrais, e em seguida, no início do século XX, novos movimentos e experimentações artísticos começaram a surgir em oposição as regras dominantes. Desses experimentos se destacam o Expressionismo alemão, o Teatro Épico, o Teatro da Crueldade e o Teatro do absurdo.
TEATRO NOS DIAS DE HOJE: O foco teatral tornou-se mais pessoal, individual, e as histórias falavam sobre a emoção, surgindo daí o melodrama. As representações ficaram mais próximas da realidade, apresentando pessoas comuns e seu cotidiano. Atualmente temos várias modalidades de teatro, assim como espaços alternativos. Quando o cinema apareceu, cerca de cem anos atrás, muitos disseram que isso seria o fim do teatro, porém estavam errados, pois o teatro possui seu espaço garantido, assim como as outras expressões artísticas.
Explicação: