Respostas
Resposta:
Um aspecto importante da Química é identificar as transformações sofridas pelas substâncias. Tais transformações da matéria são chamadas de fenômenos, e não precisam ser fatos extremamente impressionantes, como ocorre no dia a dia quando usamos essa palavra. Em Química, trata-se apenas de qualquer mudança que ocorra com a matéria.
Considere, por exemplo, que amassemos uma lata de alumínio. Esse é um fenômeno, pois a aparência, tamanho e formato da lata foram modificados. Entretanto, a sua constituição continua sendo a mesma, ou seja, continua sendo formada por uma liga de alumínio.
Nesse caso, temos, portanto, um fenômeno físico, que pode ser definido da seguinte forma:
Fenômeno físico é toda alteração na estrutura física da matéria, tais como forma, tamanho, aparência e estado físico, mas que não gere alteração em sua natureza, isto é, na sua composição.
Veja mais exemplos de fenômenos físicos:
Amassar um papel;
Quebrar um copo de vidro;
Ferver a água;
Produção de joias, em que se transforma, por exemplo, uma barra de cobre em fios;
Dissolução do açúcar em água;
Congelamento da água;
Transformação de tecido em roupas;
Triturar o carvão para obter o carvão ativo;
Aquecer uma panela de alumínio.
Resposta:
Podemos encontrar, na natureza, a água neste estado nos mares, rios, lagos, riachos e etc. No estado sólido, a água se apresenta na forma de gelo. Neste estado físico, ela é mais comum em regiões frias do continente com na Antártida e no Polo Norte.
Explicação:
Espero que tenha ajudado bons estudos ^-^