Respostas
Explicação:
O futebol vem sendo muito estudado por várias áreas acadêmicas, como a Sociologia, a Antropologia, a História e principalmente a Educação Física. Estas, direta ou indiretamente, estão fomentado as pesquisas e contribuindo com o processo evolutivo da modalidade.
Talvez a principal razão para esse empenho da comunidade acadêmica em relação ao futebol esteja relacionado ao quanto a manifestação esportiva é capaz de mobilizar pessoas. Nota-se que essas mobilizações que atraem a grande massa não são recentes. Desde o império Romano, os esportes, embora violentos, eram muito apreciados e se configuravam também em necessidade social e política.
Há relatos de uma prática esportiva parecida com o futebol há mais de 2600 a.C, na China: era chamado de “Kemari”, um esporte tradicional, utilizado na época para a prática de exercícios físicos. A peculiaridade desse esporte era a bola de 22 centímetros, confeccionada de cabelos e crinas de animais (DUARTE, 2005).
Na idade média, especificamente na Inglaterra, o futebol tinha uma característica muito violenta – era chamado de futebol selvagem, do qual todos podiam participar, independentemente da cor, sexo ou condição social. Duarte (2005) descreve que nesta época existiu uma partida da atividade que contabilizou quinhentos jogadores para cada time, ou seja, 1000 mil jogadores ao total. O campo dessa partida era delimitado apenas pela entrada e saída de uma cidade inglesa.
Ainda na Idade Média, os italianos também praticavam um esporte que se chamava “cálcio”, muito semelhante ao futebol de hoje. O cálcio chegou à Inglaterra por volta do século XVII, foi adaptado pelos ingleses e exportado para o mundo como o futebol atual. Daí para a França, em 1872, Suíça, em 1879, Bélgica, em 1880, Alemanha, Dinamarca e Holanda, em 1889, Itália, em 1893, e no Brasil, em 1894 (DUARTE, 2005).
ESPERO TER AJUDADO!!!!!
Manda Melhor Respostas???