• Matéria: Biologia
  • Autor: manuela0manuzinha
  • Perguntado 6 anos atrás

Como é possível determinar as características de um animal fossilizado

Respostas

respondido por: omagodosvasos
1

Resposta:

Há cinco fatores envolvidos. Primeiro, os estudos dos fósseis. Observa-se a forma e o tamanho dos ossos e como eles se conectam, além das marcas deixadas pelos músculos que estariam associados a eles. Segundo, a comparação com outras espécies que tenham ossos semelhantes. O paleontólogo junta esse quebra-cabeça usando, muitas vezes, partes “pré-montadas” de animais potencialmente semelhantes, a fim de preencher as lacunas. Terceiro, os estudos de reconstituição de outros tecidos, como a tomografia, que permite reconstituir o cérebro dos bichos e compará-lo ao de animais atuais. Quarto, quando se encontra um fóssil muito bem preservado, chamado “fóssil perfeito”, é possível determinar detalhes. Um exemplo: ao usar técnicas de microscopia em penas de fósseis chineses, cientistas viram onde os melanossomos (estruturas celulares responsáveis pela pigmentação) se acumulavam. Assim, descobriram padrões nas penas, como listras e cores diferentes. Por fim, ainda há muita especulação. O bom e velho “chute”

respondido por: letciaalmeida6
1
Para ser considerado fóssil, é preciso que o resto ou vestígio se apresente como pertencente a uma época geológica anterior à atual (holoceno), ou seja, que seja mais antigo do que 11 mil anos. A depender do estado de conservação, restos ou vestígios que tiverem menos de 11 mil anos são classificados como subfósseis.

Os corpos e restos de animais ou plantas podem ficar soterrados durante esse processo que, a depender de condições específicas de temperatura, pressão e ausência de oxigenação, podem gerar os resíduos fósseis, que podem variar desde uma parte conservada do animal ou planta até uma simples marca do esqueleto ou de uma pegada.

Perguntas similares