3 — Leia o texto abaixo. Observe que nele há falta de concordância nominal e verbal em alguns tre-
chos. Sublinhe-os e reescreva o texto de acordo com a norma padrão.
O DESEJO
A velhinha tinha uma pequena loja, numa rua de Florença. Exteriormente, suas lojas não era nem rica, nem elegante, nem artística. Isso acontecem em muitas lojas, na Europa. Mas a velhinha vendia umas blusas tão lindas e origi- nal que mulher nenhuma poderia ficar insen- sível a seus encantos. E eis que, de repente, me torno possuidora de uma delas. Começava a escurecer. A formosa Florença tornava-se uma cidade de prata. Eu desejava mais uma blusa: quem viaja estão sempre pensando em alegrias que, de volta, pode dar aos amigos. Mas a loja ia fechar, a velhinha não negociava com dólares (e pensar que um dia eu tive dó- lares!): então, separei a segunda blusa, e pro- meti que na manhã seguinte apareceria com a minhas liras.
pfv me ajudem
Respostas
Sublinhando os erros de concordância verbal e nominal:
O DESEJO
A velhinha tinha uma pequena loja, numa rua de Florença. Exteriormente, suas lojas não era nem rica, nem elegante, nem artística. Isso acontecem em muitas lojas, na Europa. Mas a velhinha vendia umas blusas tão lindas e original que mulher nenhuma poderia ficar insensível a seus encantos. E eis que, de repente, me torno possuidora de uma delas. Começava a escurecer. A formosa Florença tornava-se uma cidade de prata. Eu desejava mais uma blusa: quem viaja estão sempre pensando em alegrias que, de volta, pode dar aos amigos. Mas a loja ia fechar, a velhinha não negociava com dólares (e pensar que um dia eu tive dólares!): então, separei a segunda blusa, e prometi que na manhã seguinte apareceria com a minhas liras.
[não precisa copiar]
O texto de acordo com a norma padrão:
A velhinha tinha uma pequena loja, numa rua de Florença. Exteriormente, sua loja não era nem rica, nem elegante, nem artística. Isso acontece em muitas lojas, na Europa. Mas a velhinha vendia umas blusas tão lindas e originais que mulher nenhuma poderia ficar insensível a seus encantos. E eis que, de repente, me torno possuidora de uma delas. Começava a escurecer. A formosa Florença tornava-se uma cidade de prata. Eu desejava mais uma blusa: quem viaja está sempre pensando em alegrias que, de volta, pode dar aos amigos. Mas a loja ia fechar, a velhinha não negociava com dólares (e pensar que um dia eu tive dólares!): então, separei a segunda blusa, e prometi que na manhã seguinte apareceria com as minhas liras.
Corrigindo o texto conforme as regras de concordância:
O DESEJO
A velhinha tinha uma pequena loja, numa rua de Florença. Exteriormente, sua loja não era nem rica, nem elegante, nem artística. Isso acontece em muitas lojas, na Europa. Mas a velhinha vendia umas blusas tão lindas e originais que mulher nenhuma poderia ficar insensível a seus encantos. E eis que, de repente, me torno possuidora de uma delas. Começava a escurecer. A formosa Florença tornava-se uma cidade de prata. Eu desejava mais uma blusa: quem viaja está sempre pensando em alegrias que, de volta, pode dar aos amigos. Mas a loja ia fechar, a velhinha não negociava com dólares (e pensar que um dia eu tive dó- lares!): então, separei a segunda blusa, e prometi que na manhã seguinte apareceria com as minhas liras.
A concordância trata-se de um processo que é utilizado pela língua para que se possa marcar formalmente as relações de dependência morfossintática ou determinação que existem entre os termos dos sintagmas (no interior das orações).
A concordância verbal trata-se da relação que se estabelece, de modo harmônico, entre o verbo e o sujeito. Isso significa que o verbo deve concordar com o sujeito.
- Sujeito no singular: verbo no singular
- Sujeito no plural: verbo no plural
Você pode se interessar também por:
- brainly.com.br/tarefa/35151223
Espero ter ajudado!