• Matéria: Filosofia
  • Autor: jessicagomesleial
  • Perguntado 6 anos atrás

Quais são suas potencialidades essenciais de acordo com Aristóteles?

Respostas

respondido por: isabela8226
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Por exemplo: a substância individual “esta pessoa” tem como características essenciais os atributos da humanidade (Aristóteles diria que a racionalidade é a essência do ser humano). Os acidentais são, entre outros, ser gordo, velho ou belo, atributos que não mudam o ser humano na sua essência.Resposta:

Explicação:

respondido por: AnthonioJorge
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Aristóteles, quando fala sobre "ato" e "potência", refere-se à humanidade que está em nós em potência. Com isto, ele resolve as aporias eleáticas do devir e do movimento. Elas deslizam no núcleo do ser, pois não indicam uma passagem do não-ser absoluto ao ser, mas do ser em potência ao ser em ato.

A potência existe sempre em função do ato. O ato tem absoluta superioridade sobre a potência.  Potência é aquilo que recebe o ato. O Primeiro Motor é o único que é ato puro – nele tudo é forma, tudo é perfeito, tudo é pleno – e é o que vai agir na matéria disforme, fazendo o mundo vai surgir.

Um ente pode ser atualmente ou apenas uma possibilidade. Semente- árvore. Feto-homem. Não existe potencia em abstrato: uma potencia é sempre potencia para um ato.  Isso significa que o ato é anterior ontologicamente à potencia, porque o ato já está presente na própria potencialidade.

Uma semente de determinada fruta não se tornará uma árvore de outra fruta. Um feto de homem não se tornará um cavalo etc. E outra coisa: o ser em potencia, para existir, precisa ter certa atualidade, como o ovo da galinha.

A ideia de atualidade, em Aristóteles, se expressa com dois termos distintos: ENÉRGEIA (simples atualidade) e ENTELÉQUIA (atualização, o fim atingido). De Deus, dizemos que é simplesmente Enérgeia, não enteléquia, pois Nele não há movimento, processo de atualização. Deus já é atual.

O Primeiro Motor aristotélico é o único que é ato puro – nele tudo é forma, tudo é perfeito, tudo é pleno – e é o que vai agir na matéria disforme e fazer o mundo surgir. É deste modo que Aristóteles explica a dinâmica entre potência e ato.

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